Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
11 de Novembro de 2009

 Há mais um caso de gripe A confirmado no distrito de Bragança. Um docente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) está, desde a semana passada, em casa infectado com o vírus da gripe A.

A informação foi avançada pelo Grupo de Imagem e Apoio ao Estudante (GIAPE) que disse ainda que há mais 17 alunos com suspeitas de gripe, embora não esteja confirmado se se trata da variante A.

Ainda assim, não há motivos para alarme já que se trata apenas de um caso confirmado dentro de um universo de mais de sete mil alunos, funcionários e professores. Anabela Martins, responsável do GIAPE, confirma que nenhuma turma foi afectada e que estão a ser seguidas as recomendações das autoridade de saúde.

“Para haver uma perturbação normal do funcionamento de uma instituição teríamos de ter 10 por cento da população infectada”, explicou. Ou seja, em números de casos corresponderia a 700 pessoas infectadas com o vírus.

Apesar de não haver motivos para alarme, o IPB reforçou o plano de contingência contra a gripe A, nomeadamente através do reforço da limpeza de sanitários e de zonas de contacto. Há também um piquete em permanência a percorrer o instituto e as recomendações normais junto da população escolar para a lavagem frequente de mãos.

O IPB tem ainda as salas de isolamento activas mas, até ao momento, apenas foi necessário utilizá-las uma única vez sendo que se verificou que se tratava de uma gripe sazonal e normal.

O plano de contingência contra a gripe A está em vigor desde o início de Setembro.

publicado por Lacra às 16:44

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
17
28
blogs SAPO