Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
28 de Outubro de 2009

 A EDP vai distribuir mais de dois mil castanheiros por 46 proprietários de oito aldeias da área do Parque Natural de Montesinho.. Esta foi a solução encontrada para “indemnizar” os proprietários dos carrascos abatidos em Fevereiro deste ano por uma empresa contratada pela EDP para limpar as zonas arborizadas junto das linhas de alta tensão.

Em conjunto com a Comissão de Baldios, representada por Carlos Fernandes, a EDP acordou indemnizar os proprietários atribuindo-lhes castanheiros, uma árvore considerada mais rentável para os agricultores.

“É um acordo justo”, considerou Carlos Fernandes, que adiantou que os proprietários vão receber árvores em função da área afectada.

Esta situação teve origem na limpeza de zonas arborizadas junto das linhas de alta tensão – uma situação que resulta da aplicação da lei que obriga à criação das chamadas faixas de gestão de combustível para a prevenção de incêndios.

No caso de Terroso, segundo o responsável da EDP Distribuição, João Torres, o erro foi da empresa contratada para fazer o serviço. No entanto, a EDP estabeleceu já um protocolo com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade no sentido de assegurar as melhores práticas na execução destas actividades.

É que, nos próximos três anos, a EDP vai investir cerca de 15,2 milhões de euros para intervir em mais de 22 mil quilómetros da rede área de Alta Tensão e de Média Tensão, a realizar nos territórios do Sistema Nacional de Áreas Classificadas, incluindo o Parque Natural de Montesinho. O investimento contempla ainda a criação de mais de 2500 quilómetros de rede de faixa de gestão de combustível, bem como em acções de manutenção.

A rede de faixas de gestão de combustível visa a gestão ao nível do solo de forma a garantir a protecção das infra-estruturas e a redução das condições de ignição e propagação de fogos.

Por sua vez, a manutenção das faixas de protecção das linhas áreas de Alta e Média Tensão visa assegurar que a distância entre as árvores e as linhas se mantém dentro dos valores regulamentares.

Carla A. Gonçalves

publicado por Lacra às 10:52

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
16
17
18
22
25
26
31
blogs SAPO