Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
20 de Outubro de 2009

“Pare, escute e olhe” é um documentário de Jorge Pelicano, com produção de Rosa Silva, que retrata todo o Vale do Tua e as questões relacionadas com a linha do comboio e a possibilidade de construção de uma barragem naquele local.

Segundo o autor, “Pare, Escute e Olhe” é um retrato do despovoamento de Trás-os-Montes, através da linha ferroviária do Tua, actualmente “ameaçada de morte” pela construção da barragem de Foz Tua.

O documentário analisa a decisão política de encerrar metade da linha, entre Bragança e Mirandela, em Dezembro de 1991, uma “sentença” que 15 anos depois “amputou o rumo do desenvolvimento, acentuou as assimetrias entre o litoral e interior de Portugal”.

O realizador diz ainda que “Pare, Escute e Olhe” é também “uma viagem através de um Portugal esquecido, vítima de promessas políticas oportunistas”.

A estreia do documentário foi no domingo, 18 de Outubro, no Cinema Londres, e, dia 19 no Culturgest, ambos em Lisboa. No dia 22 de Outubro o documentário foi também exibido em Seia.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua já congratulou o autor do filme e veio afirmar que o documentário vem reforçar a “convicção” numa Linha do Tua renovada e “numa região revigorada a partir desta, onde a barragem é uma ofensa total à própria identidade do país”.

Jorge Pelicano é também o autor do documentário “Ainda há pastores?”, realizado há três anos atrás. 

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
16
17
18
22
25
26
31
blogs SAPO