Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
19 de Outubro de 2009

Há cada vez mais pessoas a solicitar ajuda alimentar e pedidos de revisão de mensalidades junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Bragança. Ainda que não haja dados, o núcleo brigantino da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN) avança que a pobreza está a aumentar, por um lado, devido ao envelhecimento da população e, por outro lado, devido ao momento de crise internacional.

No dia que antecedeu o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, assinalado a 17 de Outubro, a REAPN organizou uma marcha para sensibilizar a sociedade civil para o fenómeno. Segundo Pedro Guerra, responsável da REAPN, há cada vez mais a chamada “pobreza envergonhada”, como explicou.

São pessoas que à partida não apresentam sinais de dificuldade mas que, por um ou outro motivo, passam sérias dificuldades.

“São pessoas que estavam bem na vida e que se viram desempregadas, outras são pessoas com baixos salários ou que passaram por alguma situação de doença ou desemprego do cônjuge”, apontou Pedro Guerra.

Embora sem números, a REAPN afirma que há um aumento de procura do refeitório social, de ajuda alimentar e de revisão de mensalidades para Apoio Domiciliário ou para os Ateliers de Tempo Livre.

Segundo Pedro Guerra há mesmo famílias com dificuldades em pagar mensalidades ou mesmo material escolar e didáctico para os filhos.

“Nunca como este ano tivemos tantos pedidos de revisão de mensalidade, isso, só por si, já é um fenómeno que antes não existia e que nos leva a concluir que há mais dificuldades”, contou.

A REAPN quer agora estudar o fenómeno em parceria com o Instituto Politecnico de Bragança. O estudo está a dar os primeiros passos para que, no próximo ano, Ano Internacional para a Erradicação da Pobreza, haja números que permitam elaborar um plano com objectivos prioritários.

“Para nós é muito importante ter dados concretos, números, para saber onde devemos actuar e intervir prioritariamente. Sem dados fazemos aquilo que achamos que é o mais correcto e que nem sempre poderá corresponder à realidade”.

É por isso também que o núcleo brigantino da REAPN quer avançar para a criação de um Observatório da Pobreza, um objectivo já delineado no ano passado e que já existe no Porto e em Lisboa. No entanto, tem havido muitas dificuldades já que esta seria uma estrutura “muito pesada” e que envolveria uma série de investimentos.

Enquanto não é possível criar o Observatório da Pobreza, Pedro Guerra apela às pessoas com sérias dificuldades para que procurem ajuda e que “não tenham vergonha”.

“As pessoas não se devem envergonhar e devem pedir ajuda, seja na câmara, nas juntas de freguesia, na Segurança Social, nas IPSS’s ou na própria REAPN que tem as portas abertas e pode encaminhar os casos para as instituições devidas”.

O núcleo brigantino da REAPN participou ainda no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza assinalado na Foz do Arelho onde um conjunto de pessoas deu o seu testemunho sobre a pobreza e exclusão social. Os relatos ficaram registados num documento que será enviado à Assembleia da República para que sejam criadas estratégias que combatam estes novos fenómenos de pobreza e de exclusão social.

 

 

publicado por Lacra às 11:11

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
14
16
17
18
22
25
26
31
blogs SAPO