Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
23 de Setembro de 2009

O secretário-geral do PS esteve, esta quarta-feira, em Bragança, para apelar aos votos dos transmontanos para as eleições de Sábado. O candidato a primeiro-ministro contou com o apoio da pintora transmontana Graça Morais que subiu ao palco para abrir o comício e falar do “Governo que mais investiu na região e no país”.

Com Sócrates esteve também a transmontana Edite Estrela que pediu “frutos” para a “sementeira” feita pelo Governo.

“Sócrates semeou no Nordeste. Quando o PSD dizia que já havia estradas suficientes, o Governo lançou as estradas retirando a região do esquecimento a que tinha sido votado. É tempo agora de colher os frutos dessa sementeira e dessa determinação”.

Para os socialistas, em causa está a escolha entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, a candidata do PSD, e por isso a tentativa é de concentrar todos os votos, evitando a dispersão à esquerda ou à direita.

Num discurso marcado pelas críticas, Edite Estrela questionou se os portugueses “terão memória curta” ou se ainda se recordam do tempo em que Manuela Ferreira Leite foi ministra da Educação.

“Tratou mal os alunos e tratou mal os professores. Nesse tempo, sim, é que não era dada liberdade aos professores para se manifestarem publicamente, para dizerem o que é que pensavam, para darem as suas opiniões. Ela proibiu os professores de falar com a comunicação social. Aí, sim, é que havia asfixia democrática”, apontou.

Depois da Educação, a dirigente socialista, em tom de ironia e tocando nas gafes de linguagem de Ferreira Leite, falou dos tempos em que a social-democrata foi ministra das Finanças.

“Vendeu ao Citibank os títulos da dívida da Segurança Social, que nós estamos a pagar agora. Ela, sim, é que hipotecou o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos. E nós não queremos uma pessoa dessas à frente do país”, apontou.

Mas as críticas não se ficaram por aqui. O dirigente da distrital socialista, Mota Andrade, quis também apelar aos transmontanos para que “não se deixem enganar pela verdade” do PSD e falou do “medo” de ter Ferreira Leite como primeira-ministra.

“Todos nós nos lembramos do abandono a que este distrito foi votado quando ela esteve no Governo”, apontou Mota Andrade.

A determinação ou teimosia com que muitos qualificam José Sócrates foi também invocada, mas pela positiva.

“As estradas, a A4, o IP2 e o IC5, são um sonho de todos nós que só se vai concretizar porque tivemos um primeiro-ministro que avançou, contra tudo e contra todos”, concluiu.

A fechar o comício José Sócrates falou mais uma vez das estradas e de escolhas. Para o secretário-geral do PS, o que o Governo fez, em termos de acessibilidades, “não foi outra coisa que fazer justiça aos transmontanos”. 

Caros leitores,
pensem friamente acerca das várias reformas iniciadas pelo Eng.José Socrates.
Penso que se o fizerem concordaram com a grande maioria delas.
Pelo menos é um líder corajoso e decidido.
Pensem também os professores no caos em que se encontrava o ensino público e digam porque não querem a avaliação, quais são os nossos receios?
Afinal todos nós somos avaliados diariamente e como bons profissionais não temos nada a temer, alias devo dizer que o aprofundamento de conhecimento é um dever de todos nós no activo enquanto especialistas nas nossas profissões.
Pensem no Pais, pensem que só com o esforço de todos poderemos ajudar á realização e continuidade destas reformas e obter um pais melhor.
maria a 23 de Setembro de 2009 às 18:03
"Linha do Tua não é rentável"
2009-09-02 - jornal de noticias

O deputado socialista Mota Andrade considera que não faz sentido apostar no transporte ferroviário no distrito de Bragança, nomeadamente na reconstrução da Linha do Tua, entre Mirandela e Bragança, tal como tem sido reivindicado pelo Movimento Cívico Pela Linha do Tua, que deseja ainda a ligação a Puebla de Sanábria, para permitir uma conexão com a rede de alta velocidade espanhola que terá uma paragem naquela localidade fronteiriça.

O deputado afirmou, anteontem à noite, que o troço em causa não teria rentabilidade económica. "A ferrovia não pode servir para transportar duas pessoas e transportar um cabaz de laranjas por dia, tem de haver pessoas e mercadorias", afirmou.

O deputado eleito por Bragança defende que o que a região necessita "uma boa rodovia", acrescentando que o transporte rodoviário no distrito "não se pode discutir, não se podem investir milhões de euros para transportar uma ou duas pessoas". Para Mota Andrade, há uma questão técnica de falta de viabilidade.

Outro deputado do PS, Luís Vaz, referiu que tem havido "muita demagogia" em relação à revitalização da Linha do Tua, no troço entre Mirandela e Tua, porque, para o troço ser explorado, teria de ter rentabilidade para a empresa que o explorasse.

"Nas actuais condições, a linha não serve as populações, o seu estado é mau, já lá morreram quatro pessoas, três delas eram funcionários da CP que, aliás, são quase os únicos que a usavam", criticou.

Luís Vaz defendeu que a Linha do Tua só tem viabilidade para o turismo enquanto linha estreita. "É preciso que exista um operador interessado em explorá-la", justificou.

................................................//............................................


Esse deputado Mota Andrade foi eleito deputado por Brangança?Afirma isso assim,mas não deve viver numa aldeia isolada no meio do nada...as auto-estadas não passam em todo lugar e comboio era o unico meio que as pessoas tinham...As 4 pessoas faleceram por causa da linha não ter tido a manutenção devida a tempo e horas.Investidores ,eles existem se os deixarem fazer esse investimento...A paisagem,fauna ,flora não tem qualquer valor?Ainda falam em aspectos ambientais e serem amigos do ambiente.Impacto ambiental para construir as auto-estradas,não tem interesse?A CP tem tido muita adesão aos programas turisticos que tem realizado.... O deputado Luis Vaz poderá falar verdade em alguns aspectos... Só é viavel se continuar com via estreita,então que seja assim....O traçado já lá está e não todo até Bragança,mas até Mirandela tem!Façam o investimento por fazes,até Mirandela e depois o restante até Bragança...Será assim tão dificil resolver essa questão?
E o troço entre Pocinho de Barca D`Alva não tem solução?Claro que tem...esse ainda será mais facil... e poderá ser feita ligação a Espanha também...
rp a 25 de Setembro de 2009 às 00:15
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
19
24
25
30
blogs SAPO