Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
17 de Setembro de 2009

 O Diário de Bragança quer contribuir para a democracia portuguesa e para o esclarecimento de todos os que visitam este blog e, por isso, dado que do lado direito colocamos uma sondagem sobre as eleições para as legislativas, queremos também deixar aqui alguma informação mais direccionada para o distrito.

Nestas eleições, para além da eleição do primeiro-ministro, são eleitos os deputados por cada círculo distrital e Bragança poderá eleger três. Perdemos um deputado dado que perdemos população e, daí, é cada vez mais importante e necessário combater a abstenção e fazer valer o direito dos transmontanos.

Assim, abaixo irei colocar cada um dos cabeças de lista pelos partidos que concorrem às legislativas e alguma informação sobre os mesmos e sobre os partidos que representam. Não é muita informação, mas foi o possível. Agradeço contribuições e sugestões!

 

Bloco de Esquerda (BE)

Luís Vale, 36 anos, antropólogo

Deputado na Assembleia Municipal de Bragança entre 2005 e 2009. Candidato à Assembleia Municipal de Bragança

 

"Os candidatos do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Bragança assumem todos os grandes compromissos nacionais do Bloco de Esquerda para responder à urgência da crise social.
Salientam os compromissos que traduzem a resposta socialista aos problemas que resultam no nosso distrito de décadas de desinvestimento e abandono, de desvalorização do património natural e cultural regional, de ausência de uma perspectiva de desenvolvimento sustentado. O empobrecimento, o despovoamento, a desigualdade são estigmas presentes na região. A resposta do Bloco de Esquerda é uma resposta socialista, de compromisso, de justiça e de desenvolvimento".

Site: http://www.bloco.org/

 

 

 

Coligação Democrática Unitária (CDU)

Manuela Cunha, 53 anos, animadora social

Membro da comissao executiva dos “Verdes”, foi eleita vereadora na câmara municipal de Almeirim pela CDU

 

“A CDU é uma força política com forte tradição de Poder Local Democrático, um grande espaço de convergência democrática!

Desde os executivos municipais nas principais Áreas Metropolitanas, passando por capitais de distrito do interior e litoral, até à mais pequena, e por isso mais significativa das freguesias, a CDU tem na sua actuação a melhor imagem das suas propostas para uma gestão autárquica participada e de excelência.

É também para Bragança que a CDU aposta nessa lufada de ar fresco!”

Site: http://www.cdu.pt/

 

Frente Ecologia e Humanismo (FEH)

Júlia Tavares Rodrigues, 43 anos, bibliotecária, natural de Murtosa

 

"A prioridade do Estado deve ser assegurar o PLENO EMPREGO e a PROTECÇÃO DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE INCAPACIDADE temporária ou definitiva DE PROVER AO SEU SUSTENTO, designadamente desempregados, doentes, idosos e inválidos. Além disso, o trabalho, sendo um direito fundamental, deve ser remunerado de FORMA JUSTA E SUFICIENTE e deve assegurar ESTABILIDADE E DESCANSO necessários ao bem-estar e desenvolvimento dos trabalhadores.

Em Portugal, o desemprego e a precariedade são os problemas mais prementes actualmente, aliados aos baixos salários da maioria da população".

Site: http://ecologiahumanismo.net/

 

Movimento Esperança Portugal (MEP)

Sandra Pires Correia

 

"Defendemos um Estado renovado, centrado no serviço ao cidadão, capaz de cultivar a proximidade, de garantir dignidade de vida a todos os portugueses e de assumir com determinação as suas funções de soberania. Um Estado que não se substitui às instituições da sociedade civil, mas antes com elas constrói parcerias criativas, de proximidade, mais produtivas e socialmente rentáveis. Queremos um Estado que, até prova em contrário, confie nos cidadãos e nas instituições e um Estado que se comporte sempre como Pessoa de bem. Propomos um Estado em rede, entre as suas instituições, as instituições da sociedade civil e os cidadãos. Confiamos que este modelo, fundado na confiança e colaboração com a sociedade civil, pode contribuir igualmente para um Estado mais eficiente".

Site: http://www.mep.pt/index.php

 

Movimento Mérito e Sociedade (MMS)

Sérgio Deusdado, 37 anos, engenheiro informatico

Docente no Instituto Politécnico de Bragança desde 1996

 

"Propomos a mudança com o aproveitamento e rentabilização do que de melhor os

portugueses são e, desse modo, construir uma sociedade mais justa nas vertentes

económica, social, e ambiental".

Site: www.mudarportugal.pt/

 

PCTP/MRPP

Alfredo da Costa Gonçalves

 

 

O PCTP/MRPP defende, entre outras coisas, que “o país precisa, como de pão para a boca, de um grande aeroporto internacional, de novas infra-estruturas portuárias que façam de Portugal a porta giratória da Europa em termos comerciais e de uma rede ferroviária de alta velocidade voltada sobretudo para o transporte de mercadorias, a qual, partindo das regiões de Lisboa e do Porto, estabeleça uma ligação célere à Europa”.

Site: http://www.pctpmrpp.org/

 

Partido Nova Democracia (PND)

Fernando Manuel Martins

 

Entre outras coisas, defendem a necessidade de “lançar as bases para um novo sistema político – Presidencialista – e para uma nova Constituição. Não é preciso apenas reformar o que existe, pois está tão podre que já não é reformável. É preciso substituir o sistema que existe por outro. A Nova Democracia tem uma proposta de Constituição para Portugal e de um novo sistema presidencialista. Esta é uma das, senão mesmo a mais importante causa que nos distingue de tudo o resto, especialmente dos partidos originados pelo MFA (PSD e CDS)".

Site: http://www.pnd.pt/

 

Partido Nacional Renovador (PNR)

Carlos Frederico Marques

 

"O PNR apresenta-se às Eleições Legislativas de 2009 como a única candidatura assumidamente nacionalista, que personifica o sentimento geral de oposição nacional à actual situação criada pelos políticos e partidos que compõem o sistema"

Site: http://www.pnr.pt/

 

 

Partido Popular Monárquico (PPM)

 

José Eduardo Barbosa, 32 anos, vitivinicultor, natural de Carrazeda de Ansiães

 

“Portugal é - na nossa perspectiva ideológica e histórica - uma ideia secular, património que resultou do esforço e do sacrifício de milhões de portugueses de todos os tempos. Cabe-nos agarrar o testemunho dos nossos pais e avós e honrar a sua memória continuando a construir uma Nação independente, orgulhosa, honrada, próspera e solidária.

Para esse objectivo a Coroa Portuguesa - com o seu prestígio, simbolismo, história, independência e vocação consensual - assume um carácter fundamental”.

Site: http://www.ppm.pt/

 

Portugal Pró Vida

Bruno Cardoso

 

“O novo partido «Portugal pro Vida» assenta sobre Valores fundamentais - como o respeito pela Vida Humana, pela Família e pela cidadania democrática - para propor à sociedade portuguesa uma solução de governo socialmente sustentável, norteada pela doutrina social da Igreja, que reconheça e recompense o esforço das famílias que, gerando novas Vidas, hoje asseguram com sacrifício próprio o futuro de Portugal”.

Site: http://portugalprovida.blogspot.com/

 

PS

Mota Andrade, 53 anos, engenheiro civil, deputado do PS pelo circulo eleitoral de Bragança

 

“É preciso, também, que o País aposte em ganhar competitividade, de modo a responder aos exigentes desafios da economia global, a reduzir o défice externo e a convergir com o crescimento económico e o nível de vida dos Países mais desenvolvidos - e para isso é fundamental prosseguir, com iniciativa e ambição, o caminho das reformas, da qualificação, da modernização (tecnológica e infra-estrutural), das energias renováveis e da eficiência energética, da valorização das exportações. É preciso, finalmente, que o País continue a reforçar as políticas sociais e a qualificar os serviços públicos, de modo a que o Estado Social possa cumprir a sua missão e aprofundar os seus resultados na luta contra a pobreza e as desigualdades, bem como na valorização das classes médias, ao serviço de uma sociedade mais justa e com mais igualdade de oportunidades para todos.

O Programa do PS aponta ao País um rumo, uma estratégia, um conjunto de prioridades decisivas”.

Site: http://www.ps.pt/

 

PSD

Ferreira Gomes, 62 anos, professor catedrático da Universidade do Porto

 

“O País encontra-se numa encruzilhada: ou reforçamos a democracia, credibilizamos a política e adoptamos as medidas correctas para sairmos da crise em condições de reiniciar o crescimento económico e a convergência com a Europa, com mais justiça social; ou insistimos nos mesmos erros políticos e a crise adensar-se-á, tornando-nos progressivamente mais pobres, com a própria estabilidade social e política ameaçada.

Sabemos, os Portugueses sabem, que é possível fazer muito mais e melhor. Que é necessário, sobretudo, ter um olhar mais atento por quem mais precisa. Sabemos que é necessário ouvir os Portugueses, e o PSD ouviu-os. Agora, é tempo de fazer”.

Site: http://www.psd.pt/

 

CDS/PP

Nuno Sousa, 39 anos, arquitecto

Vereador do CDS-PP na câmara de Mirandela

 

“O conceito-chave de todo o programa do CDS é o conceito de caderno de encargos. Trata-se de um conjunto de valores, causas, políticas e medidas que levaremos a cabo. Política por política, escolhemos os valores em que acreditamos, as causas que fazem sentido, as políticas que mudamos e as medidas com que nos comprometemos. O nosso “caderno de encargos” é a nossa linha de rumo. Seremos fiéis a essa linha e a mais nenhum interesse que não seja o de Portugal”.

Site: http://www.cds.pt/

 

Excelente iniciativa. Parabéns e espero que tenha seguidores na imprensa regional. Honra seja feita ao jornal " O Informativo" que também publicou um quadro com os dados mais relevantes de todas as candidaturas às Legislativas 2009 pelo círculo eleitoral de Bragança.

Cumps,
SD
Sérgio Deusdado a 18 de Setembro de 2009 às 14:40
O Informativo teve uma excelente iniciativa, confesso que me inspirei neles e já propus ao Mensageiro uma iniciativa do género, não igual, claro. Agradeço imenso as suas palavras e espero continuar a receber as suas sugestão e críticas!
Lacra a 18 de Setembro de 2009 às 14:46

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
19
24
25
30
blogs SAPO