As mulheres vítimas de cancro da mama vão poder, a partir de Outubro, recorrer ao tratamento no Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano, em Bragança. Até agora, os problemas mamários do foro oncológico tinham de ser tratados fora da região e, só no ano passado, 190 mulheres foram encaminhadas para o Instituto Português de Oncologia do Porto.
No entanto, a partir de Outubro, já será possível recorrer ao tratamento na unidade hospitalar de Bragança, uma inovação introduzida após a renovação do serviço de cirurgia geral do Centro Hospitalar.
No início do mês de Setembro, os profissionais receberam formação específica sobre a temática, uma iniciativa a cargo do médico Pelicano Borges, especialista da Unidade de Patologia Mamária do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de S. João, no Porto.
Os profissionais puderam ainda assistir a uma cirurgia demonstrativa de como se deve proceder nos casos de patologia mamária, de acordo com a prática usual nos centros de cirurgia de referência.
Esta foi a primeira vez que tal técnica se realizou no Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano sendo que, a partir de Outubro, passará a ser “rotina” da unidade hospitalar de Bragança. Segundo a direcção hospitalar, com esta iniciativa, “as doentes que apresentem problemas mamários do foro oncológico poderão ser assistidas perto das suas residências e junto das suas famílias, ao contrário do que acontecia até aqui”.