Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
08 de Setembro de 2009


Milos Forman vai ser homenageado.
O Alto Douro vinhateiro tem um novo agente na sua estratégia de promoção turística internacional. A primeira edição do Douro Film Harvest acontece entre amanhã e domingo, em quatro localidades da região: Lamego, Torre do Moncorvo, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

O realizador checo Milos Forman, que ganhou Óscares pelos filmes “Amadeus” e “Voando sobre um Ninho de Cucos”, vai receber o galardão CastaDouro Carreira na sessão de encerramento, no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego.

Forman é o nome mais sonante do certame, ao lado da actriz Andie MacDowell (que participou em “Sexo, Mentiras e Vídeo”, de Steven Soderbergh) que receberá o prémio CastaDouro Convidada Especial.

O Douro Film Harvest tem muitos pontos de contacto com um festival, mas o director executivo do evento, Manuel Vaz, diz à Renascença que a estratégia não passa por premiar filmes. “Estamos a fazer ao contrário: a selecção, que está a votação do público, é uma ‘vintage selection’. É a melhor colheita de filmes do ano”, diz.

A selecção de filmes coube a Salvato Teles de Menezes. O director de programação explica que privilegiou “filmografias que, habitualmente, não são vistas em Portugal” e “filmes premiados em festivais internacionais de mérito”, como o de Berlim e de Tribeca.

Organizado pelo Turismo do Douro, com o apoio de vários parceiros, o Douro Film Harvest quer promover a imagem da região. “O Douro e o cinema têm tudo a ver. O próprio Douro é um filme, com todos os ingredientes do cinema: a aventura, o drama, o romance, a acção”, nota Manuel Vaz.

O objectivo é criar “embaixadouros” e fazer do Douro uma paisagem mais procurada pelos cineastas. No encontro, é de destacar ainda a presença da banda jazz de Kyle Eastwood, compositor de bandas sonoras de filmes do seu pai, Clint Eastwood, como “Million Dollar Baby” ou “Gran Torino”. A banda actua no próximo sábado, no cais do Pinhão, às 23h30.

 

Fonte: Rádio Renascenca

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
19
24
25
30
blogs SAPO