Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
26 de Agosto de 2009

Tem 62 anos, é professor universitário e é natural de Penafiel, mas vai candidatar-se a deputado pelo círculo eleitoral de Bragança. A escolha foi de Manuela Ferreira Leite mas o candidato explica, num vídeo colocado online, as motivações que o levaram a aceitar o convite, pese embora não seja da região transmontana.

“Hoje assistimos a uma repetição de uma onda de emigração grave e extensa que atinge, particularmente, o Norte do país e os concelhos do interior. A minha expectativa é a de poder contribuir para alterar o rumo do país”, diz o candidato.

A mensagem tem uma duração de pouco mais de minuto e meio e resume as prioridades de Ferreira Gomes à “alteração de políticas” que permita a “sustentabilidade da sociedade”, travando fenómenos de emigração e consequente despovoamento do Norte e do interior.

“Quero contribuir para que Portugal possa acolher os meus filhos de uma maneira que hoje não me parece provável que aconteça”, finaliza Ferreira Gomes.

Natural de Penafiel, o candidato é professor catedrático de Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e membro do Centro de Química daquela universidade. A sua escolha foi já contestada no seio da distrital do PSD uma vez que Ferreira Gomes não tem qualquer ligação ao distrito de Bragança.

José Silvano, presidente da Assembleia Distrital do partido, tinha mesmo enviado uma moção à direcção nacional rejeitando a imposição de um cabeça de lista que não fosse da região, o que levou também António Branco, um dos nomes da lista, a abdicar do lugar.

Outro dos discordantes da escolha de Ferreira Leite foi o presidente da autarquia de Bragança, Jorge Nunes, que defendeu que os deputados deveriam ser eleitos directamente por quem os representa.

Já o presidente da distrital e segundo lugar da lista de candidatos à Assembleia, Adão Silva, preferiu apenas comentar que não era regra do partido que os candidatos fossem pessoas “entrosadas no distrito” e acredita que não será esse factor a condicionar os resultados eleitorais.

Amanhã é provável que o candidato esteja em Bragança, na apresentação oficial da lista do PSD às legislativas.

publicado por Lacra às 14:33

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO