Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
25 de Agosto de 2009

No próximo dia 1 de Setembro a Comissão das Petições do Parlamento Europeu vai analisar uma queixa apresentada pela Plataforma Sabor Livre contra a construção da barragem do Baixo Sabor. A informação foi avançada por uma delegação do Parlamento Europeu que, na terça-feira, esteve em Portugal.

A obra está já adjudicada e em construção, mas os ambientalistas têm esperanças que a situação possa ser revertida até porque defendem que em causa está a “contradição com as várias disposições da legislação europeia, particularmente as directivas Aves e Habitats”.

Por seu lado, o Governo defende que a barragem do Baixo Sabor vai ajudar o país a reduzir as emissões de CO2, aumentando a energia eléctrica baseada em fontes renováveis e permitindo a redução das importações de petróleo.

 O empreendimento é também defendido pela autarquia local e pela promotora, a EDP, que estabeleceu como contrapartida da construção a entrega de 500 mil euros anuais, durante a construção da infra-estrutura e durante os 75 anos de exploração, à entidade gestora de um fundo que será aplicado para o desenvolvimento da região.  

Por seu lado, a Plataforma Sabor Livre lembram que a barragem está projectada para um local que é classificado como Rede Natura 2000 e afirmam que as consequências ambientais serão superiores aos alegados benefícios. Os queixosos pedem, por isso, à Comissão Europeia que não atribua fundos estruturais à construção do empreendimento hidroeléctrico e que exerça pressão sobre as autoridades portuguesas para que suspendam o projecto.

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO