Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
24 de Agosto de 2009

"Só a vitória do PSD nas legislativas pode salvar a Linha do Tua".  É a convicção manifestada pelo presidente da empresa Metro Ligeiro de Mirandela (MLM), um ano após o último acidente naquela via-férrea.

Recorde-se que, no dia 22 de Agosto de 2008, um novo descarrilamento naquela linha provocou um morto (a quarta vítima em ano e meio) e levou o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres a encerrar o troço entre o Tua e o Cachão, situação que ainda se mantém. José Silvano acredita que a decisão está tomada, mas ainda não foi anunciada "devido à proximidade das legislativas", afirma. Por isso mesmo, A decisão sobre o futuro da linha do Tua transitará para o novo Governo, a quem caberá decidir se é viável manter o último troço de ferrovia transmontana, perante as condicionantes impostas pela barragem de Foz Tua.

Para o também presidente do município de Mirandela, uma reviravolta no processo só pode acontecer com uma mudança política.

"Se vencer o PSD, nada me garante que a posição não venha a ser a mesma, mas como o discurso dos seus líderes é contra os grandes investimentos públicos, pode ser a réstea de esperança para a sobrevivência da linha", refere.

O autarca social-democrata revela que não existe qualquer desenvolvimento sobre o estudo de uma linha ferroviária alternativa à actual, sugerida, em Maio, pelo Ministério do Ambiente, quando emitiu uma Declaração de Impacto Ambiental favorável, mas condicionada à cota mínima de 170 metros, à construção da barragem de Foz Tua. Com a cota aprovada, o enchimento da albufeira irá inundar 16 dos cerca de 60 quilómetros da linha do Tua.

O Metro faz o transporte na linha do Tua, ao serviço da CP, recebendo, anualmente, uma compensação de 124, 500 euros, que cobre apenas cerca metade dos custos operacionais.

Há um ano que a circulação só é possível em cerca de 14 quilómetros, entre Mirandela e Cachão, com o resto do percurso a ser assegurado por táxis. Os prejuízos acumulam-se, o que leva José Silvano a referir que o serviço que está a ser prestado "obriga" a manter nove funcionários e três carruagens, que "não se justificam com a linha encerrada", acrescenta o autarca.

Entretanto, para assinalar um ano após o acidente, a COAGRET (Coordenadora de Afectados Pelas Grandes Barragens e Transvases) organiza, hoje, uma marcha rumo à estação de Brunheda e romagem simbólica ao local do acidente onde será colocada uma coroa de flores.

 

Fonte: Jornal de Notícias

 

publicado por Lacra às 09:35
Só a vitória do PSD nas legislativas pode salvar a Linha do Tua". É a convicção manifestada pelo presidente da empresa Metro Ligeiro de Mirandela (MLM), um ano após o último acidente naquela via-férrea. José Silvano in Diário de Bragança



Fica aqui um grande alerta para que ninguém vote enganado nas legislativas de 27 de Setembro. José Silvano não é nada nem ninguém dentro do PSD para poder prometer que o PSD irá manter a Linha do Tua. Tudo isto tal como toda a sua política nesta matéria é feita de mentiras e falácias Senão vejamos, José Silvano foi opositor de Manuela Ferreira Leite, não se conseguiu impor no PSD Nacional para ser o cabeça de lista de Bragança e agora que garantias recebe ele de Manuela Ferreira Leite? Estamos todos ansiosos para ler o programa eleitoral do PSD, onde certamente José Silvano, leu esta promessa em manter a Linha e abandonar a construção da Barragem do Tua. A mentira é tamanha, porque até o número dois da Lista do PSD por Bragança e líder da Distrital PSD, Adão Silva é a favor da barragem. Não está aqui em causa a continuação ou não da linha do Tua, mas sim a tentiva, mais uma, de enganar o Povo Transmontano em geral e o povo de Mirandela em particular. Estejamos todos atentos a estas mentiras de José Silvano.
mocasantohilario a 24 de Agosto de 2009 às 17:31
Se o Silvano nao é nada quem é afinal esta moca e o que defende?
mario a 14 de Setembro de 2009 às 23:54
A barragem nessa zona não será necessária,será mais um ponto contra o Tua se a dita barragem existir...Entao assim 46 km são assegurados pelos taxis,é muito mais caro andar de taxi,assim não é rentavel.A linda do Tua é sempre possivel manter... Em vez de se sustentar os taxis durante esse periodo daria para reparar essa situaçao no Tua com esse valor gasto anualmente.Bom seria que a linha do Tua fosse reaberta até Bragança como no passado,porque anualmente morre muito mais pessoas nas nossas estradas do que de comboio.Se não existe 1 km de auto estrada no distrito que exista comboio a circular e o impacto ambiental seria muito menor,o traçado já existe e senão estiver completo já,completa-se.São realizadas tantas campanhas anualmente por diversas causas ,também se pode realizar pelo Tua.
rui pinheiro a 26 de Agosto de 2009 às 01:02
Concordo com a manutençao da linha do Tua.Portugal cativa pessoas, turistas,mas teremos de acabar com certas politicas de caca.Como podemos cativar pessoas para a regiao se se fecha as poucas portas que existem na regiao?Os transmontanos não tem uma palavra a dizer?Sao seres humanos....
Anónimo a 26 de Agosto de 2009 às 01:21
caros amigos,
Hoje o primeiro-ministro inaugurou serviço de urgencia,o que é muito importante.Era uma boa oportunidade para se falar nobre a situação da linha do Tua,uma manifestação,dar voz ao assunto.
Anónimo a 30 de Agosto de 2009 às 19:33
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
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Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
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