Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
14 de Agosto de 2009

Natural de Sendim, Amadeu Ferreira, de 59 anos, é um dos protagonistas que ‘Nobre Povo’, na RTP N, nos apresenta esta quarta-feira, dia 19, às 23h00.

Quando não está em Lisboa ocupado com a regulação do sector financeiro e a defesa dos consumidores, aforristas e consumidores, Amadeu Ferreira, vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), é um acérrimo falante e defensor da minoritária língua mirandesa.

Numa viagem ao Nordeste português e a Miranda, ‘Nobre Povo’ vai contar-nos como é que a língua mirandesa conseguiu sobreviver a todas as tentativas de erradicação. Com Amadeu Ferreira por cicerone, o programa da RTP N foi conhecer terras de Miranda, as suas gentes, a língua e o dócil burro.

 

UM ANIMAL EM VIAS DE EXTINÇÃO: O DÓCIL BURRO MIRANDÊS

O abandono do mundo rural, a mecanização dos trabalhos agrícolas e a miscigenação de diferentes variedades de burros são razões que estão a levar à perda das características específicas da Raça Asinina de Miranda. ‘Nobre Povo’ dá-nos a conhecer este animal de pelagem comprida, orelhas grandes, e focinho e olhos pintalgados de branco, que uma associação tenta salvar a todo o custo.

 

Fonte: Correio da Manhã

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO