Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Agosto de 2009

 O Banco Espírito Santo doou 20 mil euros à autarquia de Freixo de Espada à Cinta para obras de recuperação da Igreja Matriz da vila. O apelo ao mecenato foi uma das soluções encontradas pela câmara para fazer avançar as obras de recuperação do monumento nacional. No entanto, está também já em curso uma candidatura conjunta, com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, para avançar com a recuperação do altar da Igreja e do retábulo-mor, onde se encontram 16 telas de Grão Vasco já bastante fragilizadas.

Desde que a Direcção Regional de Cultura do Norte decidiu intervencionar o monumento, a população sempre se opôs à saída das obras de arte. A câmara pediu que os trabalhos fossem feitos no local, e dada a indisponibilidade financeira do instituto público, apelou também ao mecenato de entidades públicas e privadas.

Agora, a elaboração da candidatura conjunta, a par com o donativo de 20 mil euros, vem renovar a esperança de ver os trabalhos avançar.

A nível exterior, a pintura e arranjo da porta está a ser feito com o acompanhamento e acordo do IGESPAR, que fez deslocar à vila um técnico com esse propósito.

A Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta é monumento nacional desde 1910. Foi mandada edificar por D. Manuel no local de um antigo templo gótico que havia sido construído no mesmo local, no reinado de D. Sancho II. É uma das três igrejas manuelinas com abobadamento das naves à mesma altura. As telas da escola de Grão Vasco são do século XVI, década de 20, e correspondem a 16 tábuas quinhentistas que versam sobre a vida de Jesus.

É realmente um boa notícia, mas o restauro da capela-mor pareçe as obras de Santa Engrácia.
Mas o dinheiro dado é muito pouco.
Castela
Castela a 16 de Agosto de 2009 às 05:25
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO