Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
12 de Agosto de 2009

 O Bloco de Esquerda entregou já, no Tribunal de Bragança, a lista de candidatos à Assembleia da República pelo distrito de Bragança. Maioritariamente jovens, com uma média de idades a rondar os 28 anos, têm como objectivo a eleição de, pelo menos, um deputado.

A lista é encabeçada pelo antropólogo Luís Vale, com 36 anos, em representação do concelho de Vinhais. Em segundo lugar segue Liliana Fernandes, de Bragança, com 32 anos; em terceiro é Marco Mendonça, por Mirandela; em quarto o jovem Joni Ledo, por Vila Flor; em quinto a jovem Sofia Mesquita, por Carrazeda de Ansiães; e, por fim, Júlio Afonso, de 41 anos, por Miranda do Douro.

Num distrito marcado pela envelhecimento e diminuição da população, o BE considera que o facto de apresentar uma lista constituída sobretudo por jovens, será uma mais-valia, como apontou o cabeça de lista.

“É uma lista constituída por pessoas de vários sectores de actividade, com uma média de idades a rondar os 28 anos, o que é um bom sinal tendo em conta a realidade do nosso distrito”.

Luís Vale assume, desde já, que esta será uma batalha difícil, mas que se poderá traduzir num bom resultado.

“Estamos conscientes das dificuldades, ainda por cima agora que perdemos um deputado, mas vamos trabalhar, vamos falar com as pessoas e pensamos que temos hipóteses de eleger um deputado”.

Na formalização das listas esteve presente o deputado e membro da comissão política do bloco, José Soeiro, que quis assim demonstrar o apoio nacional à candidatura apresentada no distrito de Bragança.

Apesar de estarem implementados no distrito apenas há cerca de cinco anos, o BE tem registado um aumento significativo de eleitores, como referiu José Soeiro.

“É uma candidatura que mostra que o BE está implementado a nível nacional, em todos os distritos do país, e que se apresenta mesmo nos locais onde, aparentemente, é mais difícil e onde o Bloco tem tido um crescimento muito significativo”.

A candidatura assume os compromissos do programa eleitoral apresentado pelo BE a nível nacional e que, segundo os responsáveis, assenta sobretudo na justiça no trabalho, no combate à precariedade, no investimento público para relançar a economia, na luta contra a pobreza, e nas políticas sociais.

Um programa “extenso”, que resultou de um “debate alargado à sociedade portuguesa no qual todos os que quiseram puderam participar”, a que Luís Vale pretende “dar corpo” também no distrito de Bragança.

 

BE apresenta candidatos às juntas da cidade 

O Bloco de Esquerda já definiu os candidatos que irá apresentar às  três juntas de freguesia da cidade de Bragança. As candidaturas já estão elaboradas, mas ainda não foram apresentadas oficialmente. Para a freguesia da Sé concorre Rui Bordalo; já para a junta de Samil é apresentado o jovem Nuno Nascimento; e na freguesia de Santa Maria é recandidato João Paulo Moreira.

Mais uma vez, o bloco aposta nos jovens para conseguir aumentar a votação.

Em Bragança, a candidata à câmara é Liliana Fernandes, de 32 anos, professora do Ensino Básico. Já à Assembleia Municipal a candidatura é encabeçada por Luís Vale.

publicado por Lacra às 17:17
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO