Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
12 de Agosto de 2009

 “Surrealimos Romântico” é o nome da exposição que Onik Sahakian tem em mostra no Centro Cultural de Bragança até ao dia 27 de Agosto. Considerado um dos melhores pintores surrealistas da actualidade, Onik apresenta na sua obra muitos traços da produção artística de Salvador Dalí, de quem foi discípulo durante 19 anos.

A combinação entre o representativo e abstracto, como o relógio fundido que lembram que o tempo é relativo e não fixo, são exemplo disso. Mas Onik Sahakian tem uma obra muito diversificada, que inclui joalharia (muitas usadas por Dalí), cenografia, guarda-roupa para Ballet, Escultura e Pintura.   

Ao longo da sua carreira tem exposto por vários locais do mundo, nomeadamente nos Estados Unidos. A vinda a Bragança é, por isso, uma oportunidade para todo o público conhecer algumas das peças daquele que é considerado o “Herdeiro de Salvador Dalí”.

Onik Sahakian nasceu em 1936 em Teerão, no Irão. A sua entrada no mundo da arte deu-se desde muito cedo, guiado pelo seu tio, quando tinha apenas três anos de idade. Estudou Música e Ballet, Pintura, Ciências Politicas e Arte.

Viveu no Irão, na ex União Soviética e nos Estados Unidos, onde se entregou totalmente à Arte, ampliando os seus conhecimentos sobre pintores clássicos.

Em 1958 inicia uma amizade com Salvador Dalí que duraria 19 anos. Fascinado pela obra do pintor catalão, torna-se seu discípulo e é iniciado no Surrealismo Daliniano. Onik era mesmo um dos alunos favoritos de Dalí e foram várias as vezes em que teve oportunidade de trabalhar com o mestre do surrealismo.

Desde 1987 que Onik Sahakian se radicou na capital portuguesa, tendo chegado a suspender as suas actividades artísticas.

Multifacetado, considerado uma personalidade genial, Onik foi galardoado com vários prémios ao longo da sua carreira. Ainda este ano, no âmbito de uma exposição em Moscovo, foi considerado um dos melhores pintores surrealistas contemporâneos.

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO