Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
03 de Agosto de 2009

É já hoje, 3 de Agosto, que entra em funcionamento o Centro de Cooperação Policial Aduaneira de Quintanilha/Alcanices. A infra-estrutura fica localizada nas antigas instalações da guarda fiscal, junto à fronteira terrestre de Quintanilha, recuperadas através de uma parceria entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e Governo Civil.

 O Centro Policial Aduaneiro vai integrar elementos das várias forças de segurança desde o SEF, GNR, PSP, Polícia Judiciária e Autoridades Aduaneiras, bem como as forças de segurança espanholas, nomeadamente a Guarda Civil, o Corpo Nacional de Polícia e as Alfândegas.

Na inauguração oficial do equipamento vai estar o ministro da Adminstração Interna, Rui Pereira, e o ministro do Interior de Espanha, Alfredo Rubalcalba.

O Centro de Quintanilha/Alcanices resulta de um acordo entre Portugal e Espanha de cooperação transfronteiriça em matéria Policial e Aduaneira. Depois da Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Zamora em Janeiro deste ano, os dois Estados decidiram reforçar os laços no combate à criminalidade e criar mais um centro do género em território português. No país já existem outros equipamentos do mesmo género em Castro Marim/Ayamonte, Elvas/Caya, Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, e Valença/Tuy.

O Governo português acredita que a presença de cinco serviços e forças de segurança portugueses a par das três forças de segurança espanholas vão marcar um efectivo reforço em matéria de prevenção e de luta contra a criminalidade transnacional organizada.

Para além da permanência das forças de segurança no Centro de Cooperação Policial, está previsto o planeamento e execução de acções conjuntas terrestres, marítimas e áreas, bem como a recolha e troca de informação em matérias de criminalidade para efeitos de análise de risco respeitante a todas as formas de criminalidade transfronteiriça, manutenção da segurança, da ordem pública, e prevenção da criminalidade em geral.

Em Portugal, caberá ao SEF a coordenação dos trabalhos de adaptação e reestruturação dos Centros de Coordenação Policial e Aduaneira.

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
21
22
23
blogs SAPO