É já hoje, 3 de Agosto, que entra em funcionamento o Centro de Cooperação Policial Aduaneira de Quintanilha/Alcanices. A infra-estrutura fica localizada nas antigas instalações da guarda fiscal, junto à fronteira terrestre de Quintanilha, recuperadas através de uma parceria entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e Governo Civil.
O Centro Policial Aduaneiro vai integrar elementos das várias forças de segurança desde o SEF, GNR, PSP, Polícia Judiciária e Autoridades Aduaneiras, bem como as forças de segurança espanholas, nomeadamente a Guarda Civil, o Corpo Nacional de Polícia e as Alfândegas.
Na inauguração oficial do equipamento vai estar o ministro da Adminstração Interna, Rui Pereira, e o ministro do Interior de Espanha, Alfredo Rubalcalba.
O Centro de Quintanilha/Alcanices resulta de um acordo entre Portugal e Espanha de cooperação transfronteiriça em matéria Policial e Aduaneira. Depois da Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Zamora em Janeiro deste ano, os dois Estados decidiram reforçar os laços no combate à criminalidade e criar mais um centro do género em território português. No país já existem outros equipamentos do mesmo género em Castro Marim/Ayamonte, Elvas/Caya, Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, e Valença/Tuy.
O Governo português acredita que a presença de cinco serviços e forças de segurança portugueses a par das três forças de segurança espanholas vão marcar um efectivo reforço em matéria de prevenção e de luta contra a criminalidade transnacional organizada.
Para além da permanência das forças de segurança no Centro de Cooperação Policial, está previsto o planeamento e execução de acções conjuntas terrestres, marítimas e áreas, bem como a recolha e troca de informação em matérias de criminalidade para efeitos de análise de risco respeitante a todas as formas de criminalidade transfronteiriça, manutenção da segurança, da ordem pública, e prevenção da criminalidade em geral.
Em Portugal, caberá ao SEF a coordenação dos trabalhos de adaptação e reestruturação dos Centros de Coordenação Policial e Aduaneira.