Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
28 de Julho de 2009

 A banda folk sueca, Hedningarna, encerra, hoje, 31 de Julho, a 10ª edição do Festival Intercéltico de Sendim. Para assinalar a data, ao longo do ano a organização promoveu uma petição na Internet para que fosse o público a escolher a banda que gostaria de ver de regresso ao Parque das Eiras. De todos os nomes que por ali já passaram, foi aos Hedningarna, que actuaram em Sendim em 2004, que coube a maioria da votação.

Para Mário Correia, da organização, a votação revelou uma verdadeira surpresa até porque, aparentemente, o nome mais popular seria Hevia, a banda do gaiteiro asturiano que popularizou a “Busindre Reel”.

“É sempre subjectivo, até porque as músicas são maioritariamente participadas mas minoritariamente divulgadas”, considerou.

Para além de Hedningarna, a programação no palco principal integra outros nomes consagrados, “verdadeiras instituições musicais da linha da frente da excelencencia da folk”. São eles, Maria Salgado, considerada uma das mais importantes vozes da folk castelhano-leonesa, que abrirá as hostes para Hedningarna; no dia 1 de Agosto, os “Brigada Victor Jara”, que trazem um concerto “especialmente preparado para o efeito, com forte presença de temas transmontanos”; e também os  históricos asturianos “Llan de Cubel”, que encerram as festividades a 1 de Agosto. Madrugada adentro é a vez dos Trasga animarem os festivaleiros com a típica música celta.

A divulgação de jovens projectos também não foi esquecida. Durante o evento, passarão pelo Parque das Eiras os “Lenga-Lenga”, um grupo sendinês que aproveitará para apresentar ao público o seu novo álbum, e também os enérgicos “Korrontzi”, uma formação proveniente do País Basco que se inscreve na mais expressiva linha da folk enunciada por Kepa Junkera.

Paralelamente irão actuar também os grupos “L’alma – Grupo de Cantares de Sendim”, “Tuna da Lousa”, “Gaiteiros de Constantim”, assim como um “concerto” de toques tradicionais de sinos.
A programação do Intercéltico de Sendim já estava delineada há vários meses, dado que este é um festival que decorre em plena época alta que continua a atrair centenas de pessoas de todo o país e da vizinha Espanha.

 

Parque das Eiras renovado

Este ano, a assinalar o 10º aniversário, será inaugurado um renovado Parque das Eiras.  Mário Correia garante que o parque está especialmente vocacionado para eventos, com instalações sanitárias adequadas e com tudo a postos para a prevenção da Gripe A.

“Vamos ter torneiras e sabonetes de base alcoólica para a lavagem frequente de mãos. Há sempre algum perigo uma vez que estará ali um aglomerado de gente”, considerou Mário Correia.

Outra das melhorias é ao nível do piso: “este ano já se poderá dançar sem nuvens de poeira”.

Dez anos depois, são esperadas centenas de pessoas na vila de Sendim para mais um Festival de Música Celta. O “segredo do sucesso”, segundo Mário Correia, está na “aventura da surpresa”.

“Dez anos depois de termos começado nesta Finisterra, as pessoas continuam a vir aqui. Conseguimos fidelizar públicos talvez pela aventura da surpresa, de vir e descobrir novos grupos. Não há fórmulas secretas, é a programação que é capaz de surpreender quem aqui vem”.

Paralelamente, serão organizadas outras actividades culturais, entre as quais se insere a Feira da Música, um evento organizado pela primeira vez, com o patrocínio da Direcção Regional de Cultura do Norte.

 

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
19
22
23
24
25
blogs SAPO