Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
21 de Julho de 2009

Roberto Leal, Perfume, Just Girls e Rui Veloso – são estes os nomes que, este ano, de 18 a 21 de Agosto, completam o cartaz das Festas da Cidade de Bragança.

O programa, no entanto, contempla 28 dias de festa e animação que se iniciam já neste fim-de-semana, com a realização de um desfile de moda na Praça Camões. Depois, até dia 14 de Agosto, passam pelo palco do centro da cidade cerca de 20 bandas da região.

Ali irão actuar, por ordem: Stone Age; Parede Sem Fachada; Via Latina; Old School; B Five; The Band; Esquadrão Furtivo e All Dance Connection; Grupo de Fados e Guitarradas de Bragança; Nó Kaustico; Ska; Low Five; Blakhole; 4 Cantos; Raro e Joe P.; (In) Temporal; Last Project e Melodia; Matson Band; Hotrio; e Dremm.

Paralelamente, serão realizadas várias actividades desportivas que têm o seu ponto alto nos dias 7, 8 e 9 de Agosto, com a XIX Concentração Motard de Bragança.

 

Festa da História é ponto alto das festividades

A Festa da História, agendada para 15, 16 e 17 de Agosto, é outro dos pontos altos das festividades. A zona histórica da cidade volta a recuar até à época medieval e a trazer ao Castelo personagens de outros tempos. Como no ano passado, terá lugar uma peça de teatro relacionada com a história da cidade, nomeadamente com o início da família dos Bragançãos – “Ascenção e Glória de D. Mendo Alão – o Braganção”. D. Mendo Alão foi um nobre cavaleiro que viveu na região de Bragança, contemporâneo do rei D. Afonso VI de Castela.

Mais de 50 pessoas vão estar envolvidas na apresentação desta peça que, no próximo ano, terá continuidade histórica.

O programa, na globalidade, não difere muito do ano passado, estando marcado pela contenção de despesas e pelo alargamento das festividades aos vários pontos da cidade – desde a Praça Camões ao Eixo Atlântico, passando pela zona histórica da cidade e terminando, no dia 22 de Agosto, no santuário de São Bartolomeu, em Samil, agora freguesia urbana.

 

Nª Srª de Fátima na Procissão Solene

 

Este ano, o programa religioso terá como grande novidade a vinda da imagem de Nossa Senhora de Fátima para Bragança, para a procissão solene em honra da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Graças e para as novenas.

A comissão fabriqueira quer ainda trazer as imagens que estão em outras paróquias do concelho para participarem na procissão, criando assim uma verdadeira unidade entre a comunidade religiosa brigantina.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
15
19
22
23
24
25
blogs SAPO