Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
21 de Junho de 2009

 

Na próxima sexta-feira começa a ser julgado no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, um processo para perda de mandato que pende sobre o presidente da câmara de Vinhais, Américo Pereira.

Este é o primeiro processo para perda de mandato envolvendo um autarca do distrito de Bragança.

 

Este processo foi interposto por Carlos Costa, presidente da concelhia do PSD de Vinhais, e António Frias, vereador da autarquia.

Os queixosos acusam Américo Pereira de várias irregularidades enquanto presidente da câmara, invocando, entre outros, o artigo oitavo da Lei da Tutela Administrativa, que prevê a perda de mandato para “os membros dos órgãos autárquicos que, no exercício das suas funções, ou por causa delas, intervenham em procedimento administrativo, acto ou contrato de direito público ou privado relativamente ao qual se verifique impedimento legal, visando a obtenção de vantagem patrimonial para si ou para outrem”.

 

Em causa estão várias situações, que deram também origem a processos que decorrem nos tribunais de Vinhais e Mirandela.

A forma como foi constituída a empresa Enercastro, criada para gerir a exploração da energia eólica do concelho, foi um dos fundamentos invocados pelos queixosos, bem como a nomeação da esposa do presidente da câmara para uma empresa municipal.

Américo Pereira também foi nomeado para dirigir outra empresa municipal, para a qual o autarca vinhaense terá proposto e votado o seu próprio nome.

 

Até ao momento ainda não possível chegar à fala com Américo Pereira, enquanto Carlos Costa, presidente da concelhia do PSD e um dos autores deste processo prefere não comentar, confirmando apenas o início do julgamento.

 

A primeira audiência está marcada para a próxima sexta-feira, no Tribunal Administrativo de Mirandela.

Enfim...os opositores sempre a arranjar esquemas ...
O problema deles é inveja!
Meus senhores deixem o Dr Americo Pereira trabalhar em paz... Trabalho a ele não lhe custa apresentar... notoriamente vinhais cresceu, evoluiu, foi-se a imagem de vinhais que se assumia como o "fim do mundo", " a terra do nada".
Imagino a proxima historia ... voces tem geito para novelas ahhh
Por amor de Deus mexeram com tudo, com os filhos, até com coisas bem mais graves!
TENHAM VERGONHA

Sónia
Anónimo a 19 de Agosto de 2009 às 20:41

têm que ter vergonha, é quem têm conhecimento destes esquemas e não os denuncia. São “senhores”como esse que contribuem para a imagem de terceiro mundo que Portugal projecta no mundo. Acabem com a corrupção e com os favorecimentos ilícitos e que ocupem os cargos quem de facto têm competência para isso. Já somos os piores da Europa em termos económicos que nós reste a dignidade e o orgulho em ser português. Que devido aos políticos que temos é cada vez menor....
anonimo a 6 de Outubro de 2009 às 22:03
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
17
20
27
28
blogs SAPO