Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Junho de 2009

 

Bragança vai ter um espaço onde os jovens podem fazer ouvir a sua voz.

O Conselho Municipal da Juventude foi aprovado na última Assembleia Municipal e vai permitir aos mais novos participar na vida do município, num órgão de consulta presidido pelo próprio presidente da Câmara.

 

O líder da distrital da Juventude Socialista, Bruno Veloso, foi um dos defensores deste conselho e congratulou-se pela sua criação. No entanto, critica o tempo que o processo demorou.

“Não nos podemos congratular que durante ano e meio tenha desprezado a juventude e as políticas da juventude. Aquilo que este conselho preconiza não é caridade para os jovens ou apoios pontuais para actividades. Não! É ouvir os anseios dos jovens em políticas de juventude. E tem ainda o condão de dar importância aos mais novos”, diz Bruno Veloso.

 

Jorge Nunes, presidente da câmara de Bragança, continua a defender que a juventude tem outras formas de se fazer ouvir.

“A juventude não tem só nos conselhos municipais as suas formas de participação cívica. Tem bem mais participação nos movimentos associativos nas escolas do que há-de ter no Conselho Municipal da Juventude. Mas quando se fazem as coisas tem de ser com pés e cabeça. A Associação Nacional de Municípios considerou a legislação produzida neste âmbito insuficiente e, por isso, pediu aos grupos parlamentares que fosse apreciada, para que se evite uma situação de conflito desnecessária entre os jovens e as autarquias”, defende Jorge Nunes. Por outro lado, diz que os mais novos “devem cada vez mais ser chamados a participar nos órgãos com competência como a câmara e a assembleia municipal”.

 

Para já ainda não foram avançados prazos para o início dos trabalhos deste órgão de consulta, constituído por associações oficialmente reconhecidas, membros das associações de estudantes do ensino superior e secundário e um elemento de cada grupo da assembleia municipal.

 

 

Escrito por Brigantia

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
17
20
27
28
blogs SAPO