Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
23 de Maio de 2009

O ministro da Cultura, António Pinto Ribeiro, veio ao distrito de Bragança inaugurar o Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros e o Museu de Arte Sacra da Ordem III de S. Francisco de Vinhais.

António Pinto Ribeiro aproveitou para apelar às autarquias e direcções dos novos equipamentos culturais que integrem os reformados com qualificações, como seja, médicos, professores, advogados, nos serviços educativos dos Museus, permitindo que sejam eles a fazer visitas guiadas.

“É preciso que estes espaços sejam abertos à população local e que sinta isto como seu. Através dos serviços educativos podem aproveitar para ocupar pessoas já reformadas para fazer visitas guiadas”, apontou.

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros está instalado num edifício da Casa Falcão, recuperado pela autarquia, e é resultado de um trabalho em rede desenvolvido pela câmara em conjunto com a Associação Terras Quentes e outras entidades. Ao longo de cinco anos foram inventariadas centenas de peças de arte sacra do património religioso do concelho macedense, que agora podem ser apreciadas no novo espaço cultural. Ao todo estão expostas cerca de 80 peças dos séculos XIV ao XX, divididas por quatro núcleos: Imaginária, Ourivesaria, Artes Gráficas e Pintura. A Imaginária está representada com temas marianos, de santos pregadores e evangelistas. Objectos relacionados com o incenso, a eucaristia e as procissões estão expostos na Ourivesaria. O núcleo das Artes Gráficas integra os missais romanos, produzidos nas cidades de Veneza, Antuérpia, Porto, Coimbra e Lisboa. Na Pintura é mostrado o que de melhor existe a nível local e regional, bem como parte de um importante núcleo pictórico de António Joaquim Padrão, pintor e gravador lisboeta do período barroco.

O presidente da câmara, Beraldino Pinto, explicou que o Museu vai trabalhar de forma interactiva com as populações locais, promovendo a visitação de capelas e igrejas de onde as peças são originárias. Depois, será implementado o regime de rotatividade, ou seja, as peças seguem para os seus locais de origem e serão substituídas por outras que vão ser recuperadas a curto prazo.

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros representou um investimento de cerca de um milhão de euros, suportados exclusivamente pela autarquia. A falta de apoios por parte do Ministério da Cultura foi justificada por António Pinto Ribeiro que não vê qualquer necessidade de apoiar o que não necessita de apoio.

“As coisas têm de ser feitas. Não é melhor serem feitas com apoio quando não necessitam e a prova é que estão aqui feitas”, justificou.

 

Museu de Vinhais integra três igrejas

Já à passagem por Vinhais, para inaugurar o Museu de Arte Sacra da Ordem III de S. Francisco, o ministro da Cultura elogiou a recuperação do património como afirmação da identidade portuguesa.

“Se queremos atrair turistas, o argumento do bom tempo não chega. É preciso valorizar o património, recuperar a memória e afirmar a nossa identidade”.

O Museu de Vinhais foi concebido segundo o conceito de “eco-museu” que integra outros espaços culturais do concelho. O autarca vinhaense, Américo Pereira, explicou que o eco-museu é um “conceito diferente”, porque, para além das salas de exposição, são integradas três igrejas e o convento da Ordem de S. Francisco.

“Quem visitar este Museu pode circular por todo este espaço e a qualquer momento assistir até a uma missa. É um verdadeiro museu vivo”, apontou.

O Museu é já considerado a “jóia da coroa” dos equipamentos culturais de Vinhais que será completada com a inauguração da Biblioteca e Centro Cultural e do Centro de Interpretação do Porco e do Fumeiro.

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
19
blogs SAPO