Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
20 de Maio de 2009

A cidade de Bragança recebeu, pela primeira vez, a Taça Regional de Downhill, uma prova organizada pela Associação de Ciclismo e Cicloturismo da cidade que contou com a presença de atletas federados e não federados.

Esta foi a segunda vez que a cidade recebeu uma prova de downhill, uma modalidade ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. No ano passado, a adesão foi tão boa que a organização decidiu, neste ano, avançar para uma competição regional.

A prova iniciou-se junto a São Bento, no monte de S. Bartolomeu, e terminou junto ao Polis, em pleno centro da cidade, num total de 1700 metros. Este “mix” entre o downhill e o downhill urbano é um dos grandes trunfos apontados pela Junta da Sé, promotora do evento, para que esta modalidade possa vingar na cidade de Bragança.

“Bragança poderá vir a ser, no futuro, um palco do downhill e todo o circuito, com uma parte urbana e uma zona de excelência no monte S. Bartolomeu, pode vir a afirmar-se como uma marca a nível nacional”, considerou Paulo Xavier, presidente da Junta da Sé.

Apesar da “vontade”, quer por parte da Junta, quer por parte da Associação, ainda há muitos “esforços” a fazer, sobretudo a nível financeiro.

Segundo Vítor Lopes, da organização, para melhorar alguns aspectos desta prova seriam necessários cerca de 15 mil euros. Ainda assim, Paulo Xavier acredita que, a médio prazo, esse seja um objectivo alcançável. Com o número de participantes a aumentar, aumentam também o número de espectadores da prova o que se traduz em ganhos a vários níveis para a cidade.

“Estas provas, para ficarem consolidadas, terão de se realizar durante cinco ou mais anos e essa é uma aposta que Bragança tem que fazer, porque a cidade tem muito a ganhar com isso”, considerou Paulo Xavier.

A prova decorreu em duas mangas e dos participantes, classificou-se como vencedor, na classe Elite, o madeirense Daniel Pombo, um nome já respeitado dentro do Downhill, da equipa Liberty Seguros. Em primeiro lugar ficaram ainda, na classe Juvenis, Bruno Lopes; nos Cadetes, José Machado; nos Veteranos, Jorge Rodrigues; nos Juniores, Duarte Ramos; e na classe Elite Feminina, Catarina Costa, a única mulher a participar.

Os resultados causaram alguma contestação junto de alguns atletas mas, se dúvidas havia, o Regulamento da prova deixava bem explícito que a prova era disputada em duas mangas, sendo a primeira de apuramento e a segunda, manga final, sendo vencedor o que realizasse o menor tempo na final.

 

 

 

Daniel Pombo – vencedor da Classe Elite

Daniel Pombo, da equipa Liberty Seguros, foi o grande vencedor na classe Elite com um tempo de 2,30 segundos na segunda manga. O madeirense, a viver em Chaves, é já uma referência do downhill e foi mesmo a “estrela” de todo o evento desportivo. À segunda passagem pela cidade de Bragança, depois de ter participado também na prova aberto do ano passado, Daniel Pombo elogiou as mudanças introduzidas no percurso.

“A pista foi melhorada, havia mais saltos e houve melhorias ao nível da segurança em relação ao ano passado”, apontou. Com algumas inclinações e obstáculos ultrapassáveis apenas com mestria e domínio da bicicleta, o campeão não deixou de notar que esta é uma pista “acessível” e deixou um conselho: “esta é uma boa pista, bastante acessível e qualquer iniciante de downhill pode começar aqui, por esta prova, sem qualquer problemas”.

Daniel Pombo apontou ainda como positiva a integração da parte urbana no percurso de downhill até como forma de mostrar o desporto à cidade.

publicado por Lacra às 11:13

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
19
blogs SAPO