Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
11 de Maio de 2009

A constituição de um Instituto de Língua Mirandesa, em Miranda do Douro, continua a “marcar passo” mas há garantias, por parte da secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, que o Governo está a “trabalhar” no sentido de viabilizar o projecto dentro de prazos “razoáveis”.

À margem da visita ao Museu das Terras de Miranda, Paula Fernandes dos Santos, confirmou que o Ministério da Cultura tem uma grande “receptividade” à identidade e importância da língua e cultura mirandesa. No entanto, o processo de constituição do Instituto envolve várias entidades e ainda não há datas ou dados concretos sobre o projecto.

Ainda assim, um dos impulsionadores da criação de um Instituto de Língua Mirandesa, Júlio Meirinhos, acredita que o Governo irá dar este passo, considerado “fundamental” para garantir a implementação do mirandês.

“Há a garantia firmada e pessoal do ministro da Cultura e há disponibilidade orçamental e financeira assumida pelo Ministério das Finanças. Há um compromisso político assumido”, garantiu Júlio Meirinhos.

Apesar de não haver datas, o “entusiasta”, garantiu ainda que há várias instituições envolvidas neste processo, entre as quais também o Ministério da Educação.

Sem estar ligado institucionalmente ao processo de criação do Instituto da Língua Mirandesa, Júlio Meirinhos não deixou de “aconselhar” as instituições e organismos locais a fazerem a pressão “adequada, própria e patriótica da causa”.

No seu entender, o Instituto da Língua Mirandesa vai servir para garantir a isenção, o tratamento e o aprofundamento do mirandês, possibilitando ultrapassar algum “folclore e apatia” que ainda existe relativamente à língua e à sua implementação.

“Tal como as outras línguas têm as suas academias, que cuidam das mesmas, este Instituto teria essa vocação de dar-lhe entusiasmo, disciplina, apoio, divulgação e promoção”.

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
19
blogs SAPO