Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
09 de Maio de 2009

 O presidente do Governo Regional da Madeira esteve em Bragança, esta noite, a defender a regionalização. A proposta de Alberto João Jardim é para que sejam criadas cinco regiões, a definir pelos municípios, mas que abranjam a totalidade do território do litoral à fronteira com Espanha, porque "Portugal é um país demasiado pequeno". Ao mesmo tempo, Alberto João Jardim defendeu que estas regiões devem ter as suas capitais deslocalizadas do litoral, ou seja, a uma região Norte não deve corresponder o Porto como capital até porque, na opinião do líder madeirense, o "Porto sempre foi subordinado a Lisboa".

 

Entre algumas das declarações mais "incendiárias", por assim dizer, do líder madeirense, ficam as minhas favoritas:

 

"Uma altura, ouvi este argumento contra a regionalização: era uma tragédia porque iriam aparecer por aí mais Albertos Joãos Jardins. Foi o maior elogio que me fizeram. Ainda bem que Lisboa tem medo que apareça gente a lutar pela sua terra"

 

"Um bloco central com esta Constituição? Para quê? Para dividir os tachos entre os dois partidos?"

 

"A regionalização tem que avançar mas é urgente alterar a Constituição; apostar na Educação, ou iremos ficar um país de anormais; resolver os problemas da Justiça; e deixarmos de ser uns parolos, ou seja, ter autonomia perante o estrangeiro mesmo dentro da União Europeia"

 

"A confusão entre o continente e a Madeira é que eu sou oposição a um sistema político que não defende os portugueses mais do que aos partidos"

 

"No dia em que tiverem aqui deputados dependentes dos votos das pessoas da região, então esses deputados vão mandar passear Lisboa e lutar pelos interesses da região que os elegeu"

 

 

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
19
blogs SAPO