O actual presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria manifestou já a sua “disponibilidade” e “vontade” para se recandidatar novamente. Apostado em “culminar um projecto”, Jorge Novo não quis, no entanto, adiantar a eventual recandidatura, remetendo antes para o partido: “quem determina as candidaturas são também os partidos e eu estou à disposição do meu partido para que o partido entender”.
Ainda assim, Jorge Novo fez questão de frisar que está “sempre disponível” para a Junta de Santa Maria e que se considera “capaz” de levar a “bom porto” a concretização dos projectos e anseios da população.
Jorge Novo é presidente da Junta de Santa Maria pelo PSD desde 2001.
Castelo vai ter parque para caravanas
Na zona envolvente do castelo vai ser instalado um parque para caravanas municipal. O projecto vai iniciar em breve e consiste na colocação de pontos de luz, postos de água e disponibilização para as descargas do saneamento aos caravanistas que, frequentemente, procuram aquela zona quando visitam a cidade de Bragança.
A obra representa um investimento de 15 mil euros e resulta de uma parceria entre a câmara de Bragança e a Junta de Santa Maria. No entender do presidente da Junta, Jorge Novo, o parque de auto-caravanas era já uma necessidade devido
à crescente procura dos turistas.
“Aos fins-de-semana, tudo o que é zona de estacionamento adjacente ao Castelo está repleta de autocarros e caravanas, era uma necessidade avançar com o parque para acolher este tipo de turismo”, apontou.
Por resolver continua o problema do estacionamento no interior do Castelo que, na altura do Verão, se torna “caótico”.
Jorge Novo considera que é necessário “pensar na melhor forma de responder aos moradores, à actividade económica que existe dentro das muralhas e à demanda do turismo” dando “ordenamento e condições ao estacionamento”.
O autarca quer também incrementar os espaços verdes dentro do Castelo, aproveitando para embelezar toda a zona exterior. Embora ainda não haja nenhum projecto estudado, Jorge Novo diz que essa é uma pretensão da Junta a médio prazo.
Ainda na área do turismo e cultura, a Junta de Santa Maria pretende vir a instalar na Escola de São Sebastião a associação “Bragança Histórica” e criar no local um ponto de apoio aos peregrinos de Santiago.