Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
04 de Outubro de 2012

 

Os Fingertips vão estar hoje em Alfândega da Fé para a apresentação do primeiro azeite transmontano com ouro. "Ouro Líquido" é o novo produto que a Casa Aragão vai apresentar e tem a particularidade de adicionar o metal precioso ao "ouro transmontano".

 

Para assinalar mais esta conquista no mercado, a Casa Aragão decidiu promover um momento musical com a presença dos Fingertips, uma banda portuguesa de grande sucesso a nível nacional e internacional. Formados em 2003, os Fingertips tornaram-se conhecidos logo após o lançamento do álbum de estreia, “All’Bout Smoke’n Mirrors”, que foi um dos maiores sucessos do ano e colocou “Melancholic Ballad (“For The Leftlovers)”, “Picture Of My Own” e “How Do You Know Me” nas bocas de meio mundo. Melancólica, apaixonada, intensa e cativante, a música dos Fingertips ganha agora nova força na voz sensual de Joana Gomes.

O evento conta ainda com a presença dos alfandeguenses Puzzle Inacabado, uma banda que surge com este nome em 2010 mas cuja história assenta em vários anos de amizade e cumplicidade.

 

Com esta iniciativa, a Casa Aragão tenta aproximar os mais jovens dos produtos nacionais, tentando uma simbiose entre a música contemporânea e as tradições ancestrais ligadas à produção e consumo do azeite.

O azeite da Casa Aragão foi recentemente distinguido com o primeiro prémio, num concurso em Israel e as expetativas, para este novo produto, são as mais elevadas. A procura de novos públicos e mercados parece ser uma aposta desta empresa que, recentemente, lançou o primeiro azeite biológico para bébés e crianças, o Alfandagh Kids. Esta empresa alfandeguense foi também pioneira ao produzir, em 1989, o primeiro azeite biológico português. Uma aposta que se revelou ganhadora e que faz da Casa Aragão uma referência na economia regional, a primeira a produzir o azeite DOP de Trás-os-Montes.

A empresa inovou, ainda, ao lançar o primeiro rótulo em braille e ao instalar o primeiro lagar ecológico do Nordeste Transmontano. O trabalho que tem desenvolvido na promoção e defesa dos produtos da região tem-lhe valido, ao longo dos anos, vários prémios e distinções nacionais e internacionais.


O vale do Baixo Sabor, paisagem que será irrecuperávelmente submersa pela construção de uma barragem hidroelétrica, é o local escolhido pelo "Causas" para a realização de um workshop fotográfico já nos dias 12, 13 e 14 de Outubro.

Os Workshops de Fotografia CAUSAS têm como objectivo primordial envolver os participantes no contato e na promoção de diversas culturas, assim como de património humano e natural, através da formação e valorização fotográficas.

Pelo ensino da fotografia e contato com essas culturas, os workshops são orientados com um objectivo específico de uma causa, onde a divulgação final terá também um papel importante. Os participantes terão a oportunidade de mostrar através da sua arte e técnica fotográficas estas CAUSAS, essas gentes e esses lugares, através de Fotografias de Autor assinadas e publicadas em diversos suportes.

 

O programa é de dois dias de workshop, com dormida na Casa das Quintas, uma unidade de turismo rural de Mogadouro, e jantar incluído. Os interessados podem, no entanto, optar apenas pela inscrição nos workshops, um ou dois dias.

 

As inscrições estão abertas até ao dia 8 de Outubro e podem ser feitas através de e-mail ou telefone. Mais informações aqui: http://causasphoto.wordpress.com/

03 de Outubro de 2012

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou hoje as medidas de austeridade para 2013. Em termos gerais, o governante anunciou a devolução de um subsídio aos funcionários públicos e 1,1 subsídios aos reformados e pensionistas. Ao mesmo tempo, os escalões do IRS serão diminuídos de oito para cinco, prevendo-se um agravamento da taxa média efetiva do imposto, que passa de 9,8% para 11,8%. Segundo Vítor Gaspar, a previsão é a de que "quanto maior o rendimento, maior a taxa média de imposto". 

Será ainda criada uma sobretaxa em sede de IRS de 4% sobre o rendimento colectável dos contribuintes em 2013, à semelhança do que aconteceu em 2011.

 

Na comunicação ao país, o ministro frisou a entrada de Portugal no mercado das obrigações e o "progresso" conseguido pelo Governo com as medidas já implementadas, progresso esse que "contrasta" com o clima de incerteza e insatisfação que se vive nas ruas.

 


O Auditório Paulo Quintela, em Bragança, recebe, nesta sexta-feira, às 22h00, um concerto de Norberto Lobo. Depois de conquistar a crítica nacional e internacional com os discos ‘Mudar de Bina’ (2007), ‘Pata Lenta’ (2009) e “Fala Mansa” (2011),  Norberto Lobo chega agora a Bragança com um novo álbum:  “Mel Azul” (2012).

 

Norberto Lobo tem vindo a reinventar a ligação da música portuguesa com a guitarra clássica, inovando na tradição através de frescas influências. Sem palavra, mas com alguma presença vocal, a música de Norberto Lobo é transversal a identidades culturais e um verdadeiro passaporte para viagens mentais.


“Norberto Lobo tem colaborado com artistas como München, Chullage ou Lula Pena, para além de ser cofundador dos projetos Norman, Colectivo Páscoa e Tigrala”. Adianta o mesmo comunicado que Norberto Lobo já partilhou palcos ou digressões com com Devendra Banhart, Larkin Grimm, Naná Vasconcelos, Rhys Chatham e a já desaparecida Lhasa de Sela a quem, aliás, dedica uma música com o seu nome.


Os álbuns de Norberto Lobo estão disponíveis para escutar e baixar em http://norbertolobo.bandcamp.com/, onde também podem ser adquiridas versões digitais totais ou à faixa.

http://norbertolobo.bandcamp.com/
http://www.mbarimusica.com/

ENTRADA: 6€ pré-venda / 8€ no dia do concerto

Bilhetes à venda no Café Floresta.

INFO: dedos-bionicos@sapo.pt

02 de Outubro de 2012

O Instituto Politécnico de Bragança vai trazer à cidade um workshop dedicado ao treinamento de cães. A iniciativa insere-se no âmbito da Semana do Animal, um evento que é realizado pelo terceiro ano consecutivo.

 

O workshop para a educação dos cães conta com a participação de Rui Castro, da COMtakto, e aborda o método click training. Para participar é necessário fazer a inscrição, (ainda há vagas livres), O custo é de 33 euros por participante acompanhado de cão e 18 euros para participantes não acompanhados do seu animal.

 

A COMtakto é uma escola de treino, a primeira em Portugal a utilizar o método de treino positivo, ver mais aqui http://comtakto.wix.com/comtakto.

 

A Semana do Animal inicia-se amanhã, às dez da manhã, com as jornadas técnicas, a cargo das clínicas veterinárias da cidade de Bragança. Os temas a abordar relacionam-se, sobretudo, com a saúde animal. Já da parte da tarde, haverá um debate aberto, que conta com vários representantes da sociedade civil , sobre o quadro legal da protecção dos animais e as estratégias de atuação.

 

As jornadas encerram no dia 5 de Outubro com a realização de uma "cãominhada" pela cidade de Bragança. Fica o convite para todos os que têm animais de companhia, a saírem no dia feriado a passear os seus melhores amigos. O encontro está marcado para as 10h30, à porta da Escola Superior Agrária.

publicado por Lacra às 19:04

Os professores com horário zero poderão dar aulas nos centros de formação profissional. Essa é uma possibilidade que o ministro da educação, Nuno Crato, diz que irá significar "trabalho para muitos professores e também a possibilidade dos alunos dos cursos de aprendizagem terem professores qualificados para essas matérias".

 

Nuno Crato esteve hoje em Bragança, no encerramento do segundo encontro internacional de universidades de ciências aplicadas, e declarou que, à partida, a colocação de professores com horário zero nos centros de formação profissional, não irá implicar a dispensa dos técnicos que asseguravam os cursos profissionalizantes.

 

"Haverá lugar para todos", garantiu, adiantando que os professores do ensino básico e secundário estão disponíveis para ensinar, nos cursos de aprendizagem, matérias curriculares comuns aos respectivos níveis de ensino, nomeadamente português, matemática ou inglês.

 

Já relativamente ao Orçamento de Estado para 2013 e os previsíveis cortes na Educação, o ministro recusou-se a tecer qualquer comentário.


 

Foto retirada do blog História e Arte

 

O artista João Ferreira apresenta, esta quinta-feira, uma nova exposição de esculturas, na galeria História e Arte, em Bragança. A madeira e o ferro são os dois elementos primordiais desta mostra artística distribuída por duas salas que sugerem duas escalas, duas distâncias diferenciadas, como sugere a nota explicativa.

" A primeira sala expõe tesouros que guardam essências na persistente continuidade de ecos idos, de remotas iconologias. Na outra sala impera o discurso irónico a corromper satiricamente a nossa percepção ao assumir o formato postal como cliché e até anedota da memória congelada".

 

João Ferreira é um artista plástico natural de Bragança que conta já com várias mostras nacionais e internacionais no seu currículo. A matéria e a forma que caracterizam a sua arte remetem, geralmente, para a origem transmontana e para a ligação às raízes.

 

"O prazer de pôr as mãos a fazer coisas" é o título sugestivo desta nova exposição de esculturas a não perder.

 

Evento: Exposição de Esculturas "O prazer de pôr as mãos a fazer coisas"

Local: Galeria História e Arte, nº35, Rua Abílio Beça, Bragança (perto do Museu Abade de Baçal)

Data: 4 de Outubro, 17h30

Entrada: gratuita

 


Estive ausente um ano e meio e quis regressar a Bragança. Bragança é a melhor cidade do país para viver, dizem vários estudos e eu confirmo.

Dentro de mim guardo a mágoa desta ausência bacoca, uma ausência justificada pela necessidade de sair e ver mundo para descobrir que é aqui a minha casa. Olho em volta os montes soberbos, esmagadores, por vezes opressivos, sim, a lembrar-nos que a natureza é a mãe de todas as coisas. Este equilibrio perfeito será, quiçá?, o chamado desenvolvimento sustentável porque aqui vive-se bem, embora atrás dos montes. Não temos os mesmos acessos da grande capital, falta indústria, emprego...falta. Mas não desvalorizemos tudo aquilo que temos e que é tanto - este património natural e o património histórico edificado. Lá fora não é melhor, antes pelo contrário.

 

Temos gente de valor, fazemos coisas de valor.

 

Neste regresso, não poderia deixar de reativar esta plataforma online e assim dar o meu contributo para uma melhor divulgação de Bragança e de toda a região transmontana.

 

Espero que gostem!

 

publicado por Lacra às 15:41
tags:
26 de Dezembro de 2010

 

 

 

Está de regresso a terceira edição do “Geada” – Festival Tradicional das Terras de Miranda. De 28 a 30 de Dezembro, a proposta é para uma visita às tradições de Inverno do Planalto Mirandês, ao som de alguns dos melhores grupos de música tradicional portuguesa, com destaque, desde logo, para os Galandum Galundaina, Sebastião Antunes, Karrosel, Ogham, Uxukalhus e Roncos do Diabo.

A festa inicia  no dia 28 de Dezembro com a “volta às adegas” para provar o vinho, seguida de uma típica arruada. À tarde o convite é para visitar a exposição artística da Juventude Mirandesa, intitulada “Mirarte”.

A dose da “volta às adegas” repete-se à noite, ao som das “gaitas à solta”. No dia seguinte, o dia abre com mais uma arruada, a que se seguem três oficinas originais onde os participantes poderão aprender Língua Mirandesa, com Alfredo Cameirão, Danças Mirandesas, com Susana Ruano, e Danças Europeias, com Diana Azevedo.

O dia 29 fecha com o Baile Tradicional e com a actuação de Las Çarandas, Sebastião Antunes, Karrossel, Galandum Galundaina e LSD.

Por fim, no terceiro dia, depois de mais uma arruada, é a vez de reflectir sobre a cultura mirandesa com Mário Correia, que dissertará sobre as “perspectivas actuais e futuras da música mirandesa”, e com Domingos Raposo, que mostrará aspectos interessantes da língua à música tradicional mirandesa.

No final do dia, haverá tempo para uma Oficina de Pauliteiros, terminando o dia com muita música e festa, nomeadamente com os Ogham, Uxu Kalhus e Roncos do Diabo.

Ao longo dos três dias está garantida a animação permanente com o IPUM, com os Pauliteiros da cidade de Miranda do Douro e com os Mirandanças.

A organização deste evento é da responsabilidade dos Pauliteiros da cidade de Miranda do Douro e da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa.

 

 

25 de Dezembro de 2010

Cuidados a ter no momento da compra:

  •      Fazer sempre uma lista de compras com as quantidades necessárias – limite-se a comprar apenas o necessário
  •      Planeie e estruture a ceia
  •       Prefira os produtos a granel para não comprar grandes quantidades

Cuidados a ter nos dias 24 e 25

  • ·       Cozinhe apenas as quantidades necessárias para cada refeição, exactamente como faz nos restantes 363 dias do ano
  • ·       Caso existam, aproveite os restos do jantar de dia 24 para confeccionar as refeições de dia 25
  • ·       Aproveite os talos das couves ou grelos para o enriquecimento da sopa ou congele-os para futuras utilizações
  • ·       Utilize as sobras das frutas para compotas ou sumos
  • ·       A água das cozeduras pode ser aproveitada para sopas, estufados, ou outros cozinhados, uma vez que é rica em nutrientes
  • ·       Aproveite os frutos secos para enriquecer os bolos
  • ·       Reutilize as cascas das maçãs e peras na confecção dos bolos. Não só incrementa a fibra como reduz a adição de açúcar

Transformação de alguns alimentos

  • ·       Transforme as batatas e o bacalhau em roupa velha
  • ·       Das carnes e enchidos faça bôla de carne ou empadão
  • ·       Reutilize o bacalhau para pataniscas

 

 

 

BOAS FESTAS!

 

 

Associação Portuguesa de Nutricionistas

Alexandra Bento

publicado por Lacra às 10:00



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO