Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
26 de Dezembro de 2010

 

 

 

Está de regresso a terceira edição do “Geada” – Festival Tradicional das Terras de Miranda. De 28 a 30 de Dezembro, a proposta é para uma visita às tradições de Inverno do Planalto Mirandês, ao som de alguns dos melhores grupos de música tradicional portuguesa, com destaque, desde logo, para os Galandum Galundaina, Sebastião Antunes, Karrosel, Ogham, Uxukalhus e Roncos do Diabo.

A festa inicia  no dia 28 de Dezembro com a “volta às adegas” para provar o vinho, seguida de uma típica arruada. À tarde o convite é para visitar a exposição artística da Juventude Mirandesa, intitulada “Mirarte”.

A dose da “volta às adegas” repete-se à noite, ao som das “gaitas à solta”. No dia seguinte, o dia abre com mais uma arruada, a que se seguem três oficinas originais onde os participantes poderão aprender Língua Mirandesa, com Alfredo Cameirão, Danças Mirandesas, com Susana Ruano, e Danças Europeias, com Diana Azevedo.

O dia 29 fecha com o Baile Tradicional e com a actuação de Las Çarandas, Sebastião Antunes, Karrossel, Galandum Galundaina e LSD.

Por fim, no terceiro dia, depois de mais uma arruada, é a vez de reflectir sobre a cultura mirandesa com Mário Correia, que dissertará sobre as “perspectivas actuais e futuras da música mirandesa”, e com Domingos Raposo, que mostrará aspectos interessantes da língua à música tradicional mirandesa.

No final do dia, haverá tempo para uma Oficina de Pauliteiros, terminando o dia com muita música e festa, nomeadamente com os Ogham, Uxu Kalhus e Roncos do Diabo.

Ao longo dos três dias está garantida a animação permanente com o IPUM, com os Pauliteiros da cidade de Miranda do Douro e com os Mirandanças.

A organização deste evento é da responsabilidade dos Pauliteiros da cidade de Miranda do Douro e da Associação Recreativa da Juventude Mirandesa.

 

 

Para mim e para muita gente a volta às adegas para provar o vinho e a arruada são do melhor que há!

E que adegas tão boas que há miranda do douro! Mas quem cá vem, não se pode esquecer do baile final!
Emprego Bragança a 23 de Agosto de 2011 às 19:13
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
18
27
28
29
30
31
blogs SAPO