Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
14 de Dezembro de 2010

 

 

 

A unidade hospitalar de Bragança vai iniciar, no primeiro trimestre do próximo ano, o processo de acreditação da qualidade. Este é um processo que visa implementar procedimentos clínicos padronizados a nível europeu, seguindo critérios de estandardização de excelência.

Num primeiro encontro internacional dedicado ao tema, a decorrer em Bragança, Henrique Capelas, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste, revelou que o grande objectivo é ter as três unidades hospitalares, (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela), acreditas ao nível da qualidade, seguindo processos que se traduzam numa maior segurança relativamente ao risco clínico e numa maior eficiência em todos os procedimentos.

A acreditação da qualidade é um processo complexo e moroso que terá de envolver todos os profissionais e responsáveis de serviços clínicos, sendo que o prazo de implementação será sempre, “no mínimo”, de um ano.

“É um processo muito complexo e que demora sempre, no mínimo, um ano a ser implementado, pois tem a ver, essencialmente, com os processos e procedimentos clínicos. Envolvidos estarão todos os profissionais, com destaque para a área de enfermagem, que é crucial”, apontou Henrique Capelas.

Em causa está a aplicação de 98 critérios, padrões de estandardização de excelência, bem como linhas orientadoras internacionais, que a unidade hospitalar terá de cumprir com sucesso. A avaliação será feita, trimestralmente, por um grupo da qualidade que irá monitorizar o processo e incentivar e apoiar os profissionais envolvidos.

“Os resultados monitorizados terão de ser apresentados e, depois, enviados para a avaliação. No fundo, serão como testes que vamos fazendo de três em três meses e nos quais vamos tirando nota positiva ou negativa”, comparou o presidente do conselho de administração.

Para a população em geral, a acreditação da qualidade será uma forma de garantia de segurança, conforme explicou Henrique Capelas.

“A saúde é muito séria para ser fruto de inspiração. Tudo tem de ser muito exacto e correcto e é por isso que, ao introduzir procedimentos estandardizados, damos uma maior segurança em termos de risco clínico, maior segurança aos utentes e também aos próprios profissionais”.

Este é um processo que representa um investimento significativo para o Centro Hospitalar do Nordeste mas que, no entender de Henrique Capelas, se traduzirá numa melhoria para o bem-estar dos utentes, da organização e dos profissionais.

O presidente do conselho de administração lembrou, ainda, que embora o processo de acreditação da qualidade se inicie apenas no próximo ano, a unidade hospitalar de Bragança tem conseguido lugares cimeiros no ranking da qualidade, emitido pela Escola Nacional de Saúde.

 

Parcerias com Zamora 

As parcerias entre Bragança e Zamora, no âmbito da saúde, são para continuar. Actualmente, o Centro Hospitalar de Zamora e o Centro Hospitalar do Nordeste têm um projecto, no âmbito do Interreg, para o intercâmbio de profissionais.

O Centro Hospitalar de Zamora tem, ainda, um acordo com a Escola Superior de Saúde para o intercâmbio de estagiários na área de Enfermagem, acordo que deverá ser alargado a outras licenciaturas.

Presente no I Congresso de Qualidade, o presidente do Centro Hospitalar de Zamora, Rafael Lopes, notou que ambas as instituições se confrontam com problemas comuns, do ponto de vista sanitário e do ponto de vista dos recursos.

“A única diferença é que em Espanha a gestão é 100 por cento pública, gratuita e universal”, notou.

Mas há outras diferenças. Segundo Rafael Lopes, os hospitais em Espanha são obrigados a cumprir um plano anual de gestão, cujo orçamento nunca pode derrapar daquilo que está previamente definido. Depois, há uma série de pressupostos e objectivos anuais que devem ser cumpridos, sendo que os hospitais são avaliados pelo cumprimento, ou não, desses mesmos objectivos.

A nível da qualidade, Zamora já implementou o processo de acreditação, estando a trabalhar na qualidade de excelência. 

 

publicado por Lacra às 09:50



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
18
27
28
29
30
31
blogs SAPO