Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
15 de Novembro de 2010

 

 

 

O Agrupamento Escolar Augusto Moreno está a desenvolver esforços para, no final do mês de Novembro, arrancar com um Clube de Encarregados de Educação. A iniciativa prevê um maior envolvimento da escola com os responsáveis educativos, estando previstas deslocações aos locais de residência dos mesmos, sempre que viverem fora da cidade de Bragança.

Este é mais um serviço que nasce no âmbito de um projecto para promoção do sucesso educativo, minimização da indisciplina escolar e desenvolvimento das competências parentais, realizado por Judite Moreira, doutorada em Psicologia e Ciências da Educação. Para já estão a ser desenvolvidos os contactos e parcerias que permitam arrancar com o Clube, de forma a envolver os pais e encarregados no processo educativo dos menores, como explicou a responsável.

“O nosso objectivo é envolver os pais e mostrar-lhes que a escola está presente e quer ouvir as suas preocupações. Este Clube será um espaço de partilha de experiências e de opiniões, de resolução de problemas e situações, e, também, uma forma de dar um maior acompanhamento a estes jovens estudantes”.

Já Emília Estevinho, directora do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, entende, também, que este Clube será uma plataforma de colaboração entre os encarregados de educação e a escola.

“Será mais uma forma dos pais colaborarem e estarem com a escola, numa outra organização diferente da Associação de Pais, que não colide”, apontou, frisando que a vontade do executivo é a de ter o Gabinete de Apoio ao Aluno a “dinamizar várias actividades”.

E nesse sentido, são várias as acções dinamizadas dentro do Gabinete de Apoio ao Aluno. No âmbito da prevenção da indisciplina e da promoção do sucesso educativo, Judite Moreira desenvolveu, ainda, a Oficina de Danças Étnicas e a Oficina de Música, dois projectos que, este ano, continuam em curso.

“Começamos no ano passado e pude constatar que houve um maior interesse dos alunos pela escola. Este ano já me perguntaram quando é que iniciávamos!”, notou.

Mas, para além das Oficinas, o Gabinete de Apoio de Aluno desenvolve vários outros projectos, com diferentes profissionais. É o caso dos “Tempos Vivos”, por exemplo, da responsabilidade de Ana Fernandes, e que visa ocupar algum tempo livre dos alunos em actividades que sejam do seu agrado. Depois, há projectos vocacionados para a dinamização da Rádio Escola; a inserção de alunos de etnia cigana; o Português para Estrangeiros, ou a Saúde Escolar.

“É um Gabinete que congrega vários professores, que desenvolvem aqui os seus projectos e que interagem entre eles, não se ficando pelo atendimento do aluno, mas indo mais longe, sempre que possível”, notou Emília Estevinho.

E foi na tentativa de ir mais longe que, no ano passado, Judite Moreira teve a iniciativa de convidar o médico Monteiro Morais a integrar, voluntariamente, este Gabinete.

Uma vez por semana, Monteiro Morais desloca-se à escola para ouvir os “queixumes” que possam surgir e para prestar o apoio que lhe seja solicitado. Embora seja a primeira vez que participa num projecto escolar, o médico faz um balanço positivo: “embora não seja a minha especialidade, (sou cirurgião), considerei que podia dar um primeiro apoio, uma vez que a formação médica me permite abordar estes casos e ajudar à promoção do bem-estar físico e intelectual”.

Um contributo especial e único que, no entender de Judite Moreira, ajuda na melhoria do próprio sistema educativo: “tudo o que contribua para melhorar o sistema educativo, contribui para minimizar os problemas escolares e, isso, traduz-se na qualidade do centro educativo, numa maior motivação dos alunos pela escola e, consequentemente, na diminuição do absentismo”.

Opinião idêntica tem Emília Estevinho. A directora considera que o facto do Gabinete integrar vários docentes, com diferentes projectos, se tem traduzido numa mais-valia para a escola, pois todos interagem entre si, multidisciplinarmente, na tentativa de promover o sucesso escolar.

 

 

publicado por Lacra às 08:45



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
14
16
26
27
28
blogs SAPO