Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
11 de Outubro de 2010

São da Colômbia, do Panamá e da Costa Rica os trinta estudantes do ensino superior que escolheram o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) para concluir os seus cursos de licenciatura ou mestrado, ao abrigo do programa “Erasmus Mundus”.

Alguns deles nunca tinham, sequer, saído do país, mas quiseram embarcar nesta “aventura” de estudar na Europa, na expectativa de terem “uma melhor oportunidade de futuro” quando ingressarem no mercado de trabalho.

O IPB deu-lhes as boas-vindas, na semana passada, e atribuiu a todos eles um certificado de aprendizagem intensiva da Língua Portuguesa, um programa gratuito, disponibilizado pelo instituto aos estudantes estrangeiros como forma de promover a sua integração na escola e na cidade.

O funcionamento do programa Erasmus Mundus em Bragança resultou de um convite directo da Universidade Autónoma de Barcelona ao Politécnico, permitindo ao instituto receber alunos de licenciatura e, também, de mestrado, o que é uma “originalidade”, conforme explicou Luís Pais, vice-presidente do IPB.

“Os alunos de mestrado não fazem apenas um semestre de mobilidade, vão ser alunos do próprio instituto financiados por este programa”.

Este alargamento, em termos de internacionalização, à América Latina é visto como uma das “apostas estratégicas” do instituto, a par com outras que já estão em desenvolvimento.

Neste momento, o IPB consegue ter mais de 500 alunos em mobilidade, por ano, e cerca de centena e meia de docentes, não só através do programa Erasmus, mas também no âmbito do programa de mobilidade com as Universidades Federais Brasileiras, um programa não financiado, suportado financeiramente pelas instituições envolvidas.

Em vias de consolidação está, ainda, a constituição de uma Rede de Ensino Superior Lusófono, através do Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos, que é liderado pelo IPB. O objectivo é abarcar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, bem como Macau, onde o interesse pela Língua Portuguesa começa a ganhar cada vez mais adeptos.

 

publicado por Lacra às 08:43



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
16
23
24
26
30
31
blogs SAPO