Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
05 de Outubro de 2010

No dia em que se assinalam 100 anos da República é curioso notar que foi, também, nesta data, em 1143, que Afonso VII, de Castela e Leão, reconheceu a independência do Condado Portucalense com a assinatura de um tratado de paz - o Tratado de Zamora, assinado aqui bem perto de Bragança.

  

A data de 5 de Outubro é a do fim do regime monárquico em Portugal. Curiosamente, também é, de algum modo, a do início do regime.

Foi a 5 de Outubro, do ano de 1143, que Afonso VII de Castela e Leão reconheceu a independência do Condado Portucalense, com a assinatura, na cidade de Zamora, um tratado de paz.

O Tratado de Zamora foi também assinado por D. Afonso Henriques, o soberano do novo Estado. A oficialização do documento culminou dois dias de conversações de paz que os dois primos mantiveram muito por influência do então Arcebispo de Braga, D. João Peculiar. Ao longo dos séculos, contou-se também que o prelado coroaria, nesse mesmo ano, D. Afonso, em Lamego, mas este nunca foi um facto reconhecido pelos historiadores.

Nas conversações e na cerimónia de assinatura do Tratado de Zamora esteve presente um enviado do Papa, D. Guido de Vico, cardeal italiano. A Santa Sé estava preocupada com o conflito mantido pelos dois primos, ambos líderes cristãos. Essa divisão era vista como uma fraqueza face aos mulçumanos que habitavam territórios da Península Ibérica e tinham ambições expansionistas.

Antes de Zamora, Afonso Henriques já usava o título de "rei". Fazia-o desde a vitória na Batalha de Ourique, em 1139, pelo que foram precisos quatro anos para obter o reconhecimento da outra parte.

A data de 1143 é, assim, apontada, como a da fundação da nacionalidade, embora fosse preciso esperar mais de 30 anos por outro reconhecimento fundamental - o do Papa. Esse viria a consumar-se em 1179, com a bula Manifestis Probatum, assinada por Alexandre III.

 

Fonte: Rádio Renascença



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
16
23
24
26
30
31
blogs SAPO