Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Setembro de 2010

O novo ano lectivo 2010/2011 fica marcado pela abertura dos dois novos Centros Escolares de Bragança – o de Santa Maria e o da Sé. Cerca de meio milhar de crianças descobriram o novo espaço que vão frequentar durante todo o ano, partilhando os normais sentimentos de surpresa e ansiedade com os pais e encarregados de educação.

O pólo escolar de Santa Maria foi o primeiro a abrir portas, no dia 8 de Setembro. Apesar de alguma polémica sobre a localização, a generalidade dos pais mostrou-se satisfeito com o novo equipamento, destacando a vantagem de albergar o ensino pré-primário e básico.

“Só traz vantagens”, apontava uma das mães, Olívia Lopes Oliveira. “Tenho três crianças e andam aqui as três. Não tem comparação com a escola anterior, apesar de todo o carinho que temos pelos edifícios antigos, temos de ser conscientes e admitir que este é um melhor espaço”.

O Centro Escolar de Santa Maria é visto como uma mais-valia para aquela freguesia da cidade. Inserido na zona histórica, espera-se que a nova valência, a par com outras que têm ali surgido, como a Obra Social Padre Miguel, possa ajudar à revitalização socioeconómica, fazendo regressar o movimento de pessoas.

Já o Centro Escolar da Sé abriu hoje, dia 13 de Setembro, tendo as obras sido concluídas mesmo a tempo de iniciar o ano lectivo. Centenas de pais acompanharam as crianças no seu primeiro dia escolar, mostrando-se agradados com as condições. Situado junto à Escola Paulo Quintela, próximo dos Bombeiros e da PSP, o novo Centro da Sé conta com 270 alunos, estando as dez salas do 1º ciclo completamente cheias.

Tanto o Centro Escolar de Santa Maria como o da Sé têm capacidade, cada um, para 300 crianças. Ambos os equipamentos têm salas para o primeiro ciclo e salas para o pré-primário; biblioteca, refeitório e espaço para actividades desportivas.

As duas novas infra-estruturas custaram cerca de cinco milhões de euros, financiados por fundos comunitários.

 

Pais mantiveram Escola do Toural

São 58 as crianças que continuam a frequentar a Escola do Toural, do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno. O Ministério da Educação tinha determinado o encerramento daquela escola, o que obrigaria à transferência das crianças para o novo Centro Escolar de Santa Maria, mas  o forte protesto dos pais e encarregados de educação, travou a decisão.

A reapreciação da situação deixou satisfeitos os pais, crianças e o próprio Agrupamento Escolar, que também não concordava com o encerramento. É que a Escola do Toural, para além de ter sofrido obras de requalificação, alberga a única Unidade de Surdos do distrito de Bragança, uma valência que chega a receber crianças do distrito de Vila Real. Mas o principal motivo invocado pelos pais foi sempre o da localização da escola, central a muitos bairros residenciais e próxima do centro da cidade, onde muitos têm os seus empregos.

Na abertura do ano lectivo, a felicidade de todos os que se envolveram na luta pela manutenção da Escola do Toural não podia ser maior, conforme constatamos.

“Estamos todos muito contentes por ter conseguido manter esta escola aberta. É uma mais-valia para as famílias porque serve uma  grande área residencial”, apontou Emília Estevinho, presidente do Agrupamento.

Jorge Nunes, presidente da câmara de Bragança, considera que as condições da escola do Toural não são “equivalentes” à do novo centro escolar de Santa Maria, mas, mesmo assim, ressalva que a câmara investiu ali vários milhares de euros, nos últimos anos, pelo que a Escola se deve manter “enquanto os pais entenderem”.

“Da parte da câmara municipal não houve qualquer pressão no sentido de contrariar uma decisão legítima dos pais. A Escola do Toural irá manter-se enquanto os pais entenderem”, declarou.

A Escola do Toural está dotada de uma Unidade de Surdos, Biblioteca, um grande recreio e várias salas. Não tem as condições do novo Centro Escolar de Santa Maria, mas está localizada numa zona da cidade bastante próxima de bairros residenciais como Vale de Álvaro, Braguinha, Sapato, Toural.



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
20
24
26
blogs SAPO