Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
11 de Setembro de 2010

A Serra de Bornes, a depressão do Vale da Vilariça ou a area de Zona de Protecção Especial do Sabor são alguns dos locais a visitar através de cinco percursos pedestres que a câmara de Alfandega da Fé pretende promover.

O primeiro destes circuitos vai ser apresentado neste domingo e integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Alfândega da Fé.

Pela aldeia de Colmeiais, até ao Vale da Vilariça, pretende-se levar os caminhantes a percorrer quase sete quilómetros ao longo da vertente sul da Serra de Bornes, com vista panorâmica para o Vale da Vilariça, no extremo ocidental do concelho alfandeguense. O percurso vai passar por caminhos rurais em direcção direcção à Quinta da Madureira e à Barragem do Salgueiro, atravessando bosques de castanheiros. Depois, no regresso, o percurso vai até um antigo trilho de ligação entre as duas aldeias, um caminho quase todo empedrado onde a acção do homem ainda não se fez sentir.

Com esta primeira iniciativa, a autarquia visou proporcionar aos munícipes e aos turistas o contacto com o que mais genuíno e tradicional há naquele concelho, promovendo, ao mesmo tempo, o contacto com a natureza e com a identidade e vivências das populações rurais.

Pretende-se, assim, chamar ao concelho mais praticantes desta modalidade do Turismo Activo e, para tal, já foi criado o “Passaporte Pedestre”, que reúne um conjunto de regras de conduta e participação nesta actividade.

Para já a Rede Municipal de Percursos Pedestres é constituída por cinco trilhos, num total de 40 quilómetros, todos eles sinalizados segundo as normas internacionais. Todos os percursos se assumem como circulares, com excepção do Trilho do Sabor que tem uma configuração linear. As distâncias a percorrer variam entre os 5,8 e os 13 quilómetros, com um reduzido grau de dificuldade.

O concelho de Alfândega da Fé tem vindo a ser cada vez mais procurado como destino turístico, motivo pelo qual a autarquia tem vindo a apostar na promoção interna e externa. 



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
20
24
26
blogs SAPO