Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
11 de Setembro de 2010

A freguesia do Lombo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, inaugura, amanhã, o Lar de Terceira Idade. A infra-estrutura é da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e custou 2,3 milhões de euros, financiados, em grande parte, pela Fundação Félix Chomé, do Luxemburgo.

Tal financiamento tem como contrapartida a admissão prioritária a familiares directos de emigrantes no Luxemburgo.

Esta nova infra-estrutura vem reforçar os equipamentos sociais de apoio à terceira idade de instituições sem fins lucrativos, num concelho com elevado número de idosos, muitos sem qualquer retaguarda familiar. Vem servir 95 pessoas nas valências de lar de idosos e serviço de apoio domiciliário.

O edifício reúne excelentes condições para o acolhimento dos idosos com qualidade e conforto. Está apetrechado com 31 quartos, sendo 23 duplos, 7 individuais e um de casal, 5 salas de estar, uma sala de actividades lúdicas e recreativas, consultório médico, barbearia/cabeleireiro e duas unidades de banho acompanhado.

O Lar, já em funcionamento, não tem ainda acordos de cooperação com a Segurança Social, situação que se espera resolvida a curto prazo.

A cerimónia de inauguração está marcada para amanhã, pelas 11 horas da manhã. No evento vão marcar presença o provedor da Santa Casa, Alfredo Castanheira Pinto; o embaixador do Luxemburgo em Portugal, Alain de Muyser; o presidente honorário da União das Misericórdias Portuguesa, o Pe. Vítor Melícias; entre outras entidades.

Cada vez mais é necessário ter cuidados adicionais com os nossos idosos...
Lares de Idosos a 12 de Novembro de 2010 às 14:04



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
19
20
24
26
blogs SAPO