Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
12 de Agosto de 2010

“Amália Hoje”, Mickael Carreira e Tony Carreira – são estes os artistas que, este ano, de 19 a 22 de Agosto, completam o cartaz das Festas da Cidade de Bragança, em honra da padroeira Nossa Senhora das Graças.

O programa religioso iniciou-se esta quarta-feira, dia 11, e culmina no dia 22 com a celebração da Eucaristia, na Catedral, presidida pelo Bispo D. António Montes, e seguida da tradicional Procissão solene, entre a Catedral e a Igreja de Nossa Senhora das Graças.

Outro dos pontos altos das festividades, iniciadas a 19 de Julho com os vários espectáculos musicais realizados na Praça Camões, é a Festa da História, agendada para este fim-de-semana, de 13 a 15 de Agosto.

A zona histórica da cidade volta a recuar até à época medieval e a trazer ao Castelo personagens de outros tempos. Como no ano passado, terá lugar uma peça de teatro relacionada com a história da cidade, desta vez dando continuidade à história da família dos Braganções. Este ano, a Associação Bragança Histórica representa o “rapto da Princesa da Arménia”. O argumento é da autoria de António Afonso, que apresentou o livro, nesta segunda, no Mosteiro de Castro de Avelãs. É que, segundo a História, a Princesa da Arménia terá sido raptada pelo Braganção Mendo Alão quando pernoitava no Mosteiro de Castro de Avelãs, indo a caminho de Santiago de Compostela, como muitos peregrinos.

Este ano, a peça de teatro será apresentada em dois dias, 13 e 14 de Agosto, e terá o custo de um euro de entrada

Ao longo dos três dias haverá Dança e música medievais, exposições e mercados, jogos e torneios, personagens trajadas a rigor e teatro de rua, malabarismo, circo, gigantes, duendes e bruxas.

As festas da cidade contemplam ainda um vasto programa de actividades culturais, recreativas e desportivas. Destaque para o dia 21 de Agosto em que se realiza a tradicional achega de touros, no campo do Trinta, bem como o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa.

O mediático Tony Carreira encerra as festividades, no dia 22, dia do grandioso Arraial. 

As Festas da Cidade de Bragança são organizadas pela câmara municipal, pelas duas juntas de freguesia da cidade (Sé e Santa Maria), e pela Comissão Fabriqueira da Igreja de Nossa Senhora das Graças.

publicado por Lacra às 08:52



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
21
22
24
26
27
28
29
blogs SAPO