Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
03 de Agosto de 2010

Um grupo de estudantes e docentes da Universidade de Pequim, na China, chega a Bragança, amanhã, ao abrigo do novo programa “Erasmus Lusófono”, para aperfeiçoar a Língua Portuguesa e conhecer o espaço e culturas nacionais.

O programa “Erasmus Lusófono” nasceu da parceria entre vários politécnicos do país, entre eles o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o politécnico de Macau, com o intuito de promover a mobilidade entre alunos e docentes de Portugal e da China, bem como para ajudar a manter a Língua Portuguesa naquele país.

Na China, nomeadamente em Malaca, há uma das maiores comunidades portuguesas, com cerca de cinco mil descendentes lusófonos.

Esta visita, organizada pelo IPB, dá a oportunidade aos estudantes de português, da Universidade de Pequim, a possibilidade de praticarem a língua, conhecerem a região, a cultura, bem como a gastronomia.

Os visitantes do sudoeste asiático vão permanecer na região até à próxima terça-feira, 10 de Agosto. Até lá está agendado todo um programa de actividades que contempla visitas à região transmontana e também à vizinha Espanha, nomeadamente a Zamora e Salamanca, duas cidades com as quais Bragança tem acordado vários programas transfronteiriços.

Esta é uma das primeiras iniciativas que se realiza após o protocolo assinado em Bragança entre os politécnicos de ambos os países, em Janeiro deste ano.

Actualmente, na China, há cerca de 15 universidades que leccionam o Português e o interesse pela Língua e Cultura tem vindo a renascer nestes últimos três anos, conforme apontou, na data do protocolo, o presidente do Instituto Politécnico de Macau, Lei Heong Iok.

A criação do “Erasmus Lusófono” foi uma das primeiras iniciativas inovadoras impulsionadas pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, presidido por Sobrinho Teixeira, também presidente do IPB. 

publicado por Lacra às 11:01



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
21
22
24
26
27
28
29
blogs SAPO