Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
18 de Julho de 2010

 “Sagrado e Profano” é o título da mostra artística de Miguel Moreira e Silva, patente no Centro Cultural de Bragança desde a semana passada.

São cerca de 21 trabalhos, desenvolvidos desde 1992, que mostram as várias fases do artista, sobretudo a nível plástico, embora tendo como tema comum a dicotomia do sagrado e do profano, do bem e do mal, e do “fantástico” sempre presente nestas temáticas. Assumindo-se mais como escultor do que pintor, Miguel Moreia e Silva tentou assim dar a conhecer um pouco mais o seu trabalho nas artes plásticas, abarcando as várias fases que teve na pintura.

“Parece quase uma colectiva porque são trabalhos de várias fases em que fiz uma repescagem”, contou o artista.

Já a temática dualística está sempre presente até porque “o sagrado está cheio do fantástico”, considerou Miguel Moreira e Silva, referindo-se, nomeadamente, aos dogmas católicos bem conhecidos no seio da cultura judaico-cristã.

Exemplo disso é um quadro do autor, inspirado na Piéta de Miguel Ângelo. “Lá está a escultura a marcar”, apontou, explicando que nem sempre a inspiração é apenas “religiosa”, por assim dizer.

Aliás, a inspiração do artista não se esgota nos temas do sagrado ou no profano, sendo bem maior e estando relacionada também com o cinema, a banda desenhada, entre outros.

“Durante muitos anos estive ligado ao Fantasporto e esse lado negro faz com que seja mais fácil trabalhar nesse campo, embora as peças que aqui estão não sejam tão violentas”, explicou Miguel Moreira e Silva.

As peças estão em exposição no Centro Cultural de Bragança. Para além dos quadros, o artista não resistiu a levar algumas outras peças da sua autoria.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
blogs SAPO