Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
07 de Julho de 2010

Um acidente com um tractor matou um idoso, hoje, na aldeia de Viduedo, concelho de Bragança. O homem, de 73 anos, andava com outros agricultores no campo, e já ao final da manhã, quando se encontravam a carregar o reboque com os fardos, a máquina desengatou-se, resvalando pelo terreno abaixo. Em cima do reboque encontrava-se Gil António Carvalho que contou como tudo aconteceu.

“Eu estava em cima do reboque e ainda pensei em saltar, foi quando ele, (Delfim Manuel Pires), saltou e tentou puxar o travão de mão. Ele queria travar o tractor para que não caísse mas a roda da frente passou-lhe por cima e ficou debaixo do reboque”.

Os bombeiros de Bragança acorreram ao local com uma ambulância todo-o-terreno e uma viatura de desencarceramento. Ainda foram efectuadas manobras de reanimação mas a vitima já se encontrava sem sinais vitais.

“Ainda lhe tentamos dar água mas eu vi a pulsação e já estava frio”, contou o amigo.

A idade avançada da vítima e algum descuido no manuseamento da máquina agrícola poderão ter estado na origem de mais um acidente mortal a registar no distrito. É que, segundo contou Gil Carvalho, “o travão de mão já não funcionava bem” e a vítima não saberia “andar muito bem com o tractor”.

Já há uns anos, a vítima tinha sofrido um acidente de tractor, embora sem consequências graves.

Um estudo efectuado pelo Governo Civil de Bragança, há uns anos atrás, revelava que a maioria dos condutores que sofrem acidentes de tractores têm uma média avançada de idade, entre os 70 e os 80 anos. Destes, 75 por cento não tinha carta especifica de condução de maquinas agrícolas e, por norma, as máquinas acidentadas encontram-se em estado obsoleto devido aos anos de trabalho acumulado. O estudo concluía ainda que o facilitismo e a incúria são factores que estão na origem da maioria dos acidentes com tractores.

No distrito de Bragança, este foi o terceiro acidente mortal com máquinas agrícolas registado durante este ano.

 

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
blogs SAPO