Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
27 de Junho de 2010

A campanha de segurança nas praias portuguesas arrancou, pela primeira vez, na Praia da Ribeira da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. “Verão de Campeão” é uma iniciativa do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) e da Fundação Vodafone, que visa a sensibilização e o incremento da cultura de segurança junto de todos os que frequentam estes espaços.

A praia do Azibo é uma praia vigiada há vários anos e um exemplo, a nível nacional, pela ausência de acidentes mortais. Ainda assim, todos os anos se registam ocorrências pelo que Costa Andrade, comandante do ISN considera que nunca é demais insistir no cumprimento “escrupuloso” das regras de segurança.

“Todas as praias são potencialmente perigosas quando não se cumprem as regras elementares”, considerou o comandante, apontando que o grande objectivo do ISN é fomentar a cultura da segurança junto de todos os que frequentam as praias.

Este ano, a campanha visou sobretudo a transmissão de conceitos pedagógicos e a exploração de situações perigosas junto das crianças através de jogos lúdicos. Foi ainda realizado um simulacro de salvamento de um afogamento em que houve intervenção dos nadadores-salvadores, sob a direcção do ISN.

A Praia da Fraga da Pegada e a praia da Ribeira são duas praias que, durante a época balnear, dispõe da vigilância dos nadadores-salvadores, estando ainda dotadas de todas as infra-estruturas e equipamentos necessários. A visita de milhares de pessoas, durante o Verão, faz com que a segurança seja uma aposta primordial da câmara de Macedo, em conjunto com todas as outras entidades com responsabilidades na matéria.

“As praias podem estar bonitas, ter todas as condições e infra-estruturas mas se houver acidentes é todo um trabalho e uma imagem que fica prejudicada”, considerou o presidente da câmara, Beraldino Pinto.

Na praia da Ribeira, daquilo que é a experiencia de Hugo Ribeiro, um dos nadadores-salvadores a trabalhar no local há duas épocas consecutivas, o que levante mais ocorrências é a falta de precaução, nomeadamente de alguns visitantes que pretendem aceder à plataforma existente na água ou que tentam levar as crianças até lá.

“As crianças querem ir para lá e os pais tentam levar e, muitas vezes, não sabem nadar muito bem ou atrapalham-se com o transporte”, contou, apontando que a falta de respeito pelas regras de segurança estão sempre na base das ocorrências registadas. No ano passado, naquela praia, o nadador-salvador teve de intervir doze vezes mas em nenhuma delas houve perigos de maior.

A par da abertura da campanha de segurança para 2010, a Praia da Ribeira e a Praia da Fraga da Pegada hastearam, novamente, as Bandeiras Azuis e de Acessibilidade, dois galardões atribuídos pelo Instituto Nacional da Água que comprovam a excelência do local.

 



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
16
19
20
26
30
blogs SAPO