Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
03 de Junho de 2010

O Parque Biológico de Vinhais libertou, na semana passada, uma Águia de Asa Redonda que tinha sido recuperada pelo Centro de Recepção, Acolhimento e Tratamento de Animais Selvagens (CRATAS) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A ave esteve em recuperação desde o mês de Novembro do ano passado depois de ter sido vítima de um disparo que lhe provocou uma lesão no cúbito. A Águia foi recolhida pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR e teve de ser alimentada para atingir o peso adequado e realizar treinos de voo e de caça.

A águia-de-asa-redonda é uma das aves de rapina mais comuns em toda a Europa, sendo a águia mais frequente em Portugal. Apesar de ser uma espécie abundante, há sérios riscos que constituem uma ameaça como seja a electrocussão, o abate e cativeiros ilegais, a pilhagem de ninhos, incêndios florestais e atropelamento.

O dia da libertação desta ave foi aproveitado para uma visita da escola pré-primária de Vila Flor ao Parque Biológico de Vinhais, onde se realizou ainda uma palestra sobre a fauna e o trabalho desenvolvido pelo CRATAS.

O CRATAS recebe animais de toda a região norte de Portugal e tem como objectivo principal a reintegração destes no seu habitat natural. O Centro funciona ao longo de todo o ano, assegurando a recepção dos animais selvagens a qualquer hora do dia, garantindo assistência imediata e um acompanhamento em permanência por parte de um médico veterinário. 

publicado por Lacra às 10:23



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
13
16
19
20
26
30
blogs SAPO