Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
15 de Maio de 2010

O parque ambiental da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, pode vir a ficar interdito durante a época balnear, de 15 de Junho a 15 de Setembro. A autarquia local teve a informação, não oficial, de que a empresa espanhola Iberdrola iria proceder a trabalhos de manutenção de duas comportas, o que irá provocar a descida do nível das águas em cerca de 15 metros.

Pedro Mora, vice-presidente da câmara, avançou que já foi pedida uma reunião à Iberdrola, conjuntamente com os municípios espanhóis de Vilvestre e de Saucelle. Pedro Mora salientou ainda que, ao contrário do que veio a público, a câmara não pondera processar a Iberdrola. O município quer antes que a Iberdrola esclareça se vai proceder, ou não, aos trabalhos de manutenção e quando é que estes serão realizados, conforme explicou.

“A câmara teve a informação não oficial que seriam realizados trabalhos de manutenção e, por esse motivo, não foi apresentada a candidatura à bandeira azul”.

Pedro Mora diz que, caso se confirme que os trabalhos vão ser realizados, vão pedir esclarecimentos à Iberdrola dado que todo o município sairá prejudicado.

“Até ao momento não nos foi comunicado nada por parte da Iberdrola mas, a confirmar-se, teremos que informar os agricultores que podem vir a ter problemas com as bombas de rega”, apontou.

Mas o grande prejuízo que o município vai sofrer é com a perda de visitantes no Parque Ambiental da Congida, onde foram investidos vários milhares de euros. A piscina fluvial, colocada junto ao rio, vai ter de ser retirada, assim como o cais.

“Precisamos de ter informações porque a Congida é um local de excelência sobretudo no verão e, sendo assim, teremos que retirar os equipamentos”.

A confirmar-se, o município irá manifestar o seu desagrado pela situação e pedir que esse tipo de informações seja veiculado com maior antecedência põr parte das entidades responsáveis.

 

Congida-La Barca pondera pedir indemnização à Iberdrola

Prejuízos terá também a sociedade Congida-La Barca que poderá ficar impedida de realizar os passeios fluviais no rio Douro numa altura em que têm maior procura de visitantes. Sem a possibilidade de realizar viagens, a sociedade perderá vários milhares de euros e os três funcionários ficarão uns cinco meses sem trabalho. Os responsáveis da sociedade Congida-La Barca ponderam mesmo avançar com um pedido de indemnização à Iberdrola mas, antes disso pretendem ouvir os responsáveis da eléctrica espanhola.

A reunião vai realizar-se na próxima semana.

 



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
22
30
blogs SAPO