Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
01 de Maio de 2010

Centenas de visitantes passaram por Miranda do Douro, esta semana, para provar as iguarias de bacalhau confeccionadas pelos restaurantes que aderiram à iniciativa gastronómica “Semana do Bacalhau”.

A iniciativa é da associação comercial local, em parceria com a câmara de Miranda do Douro e com o apoio da Confraria do Bacalhau de Ílhavo que, no primeiro dia, quis marcar presença na abertura do evento. Promovida desde há quatro anos, esta é uma iniciativa que visa atrair à localidade mais visitantes, sobretudo espanhóis, os principais apreciadores do “fiel amigo”.

Ao todo foram dez os restaurantes que se quiseram associar a esta iniciativa e dar a conhecer as várias formas de confeccionar este peixe. Fátima Nunes, proprietária do restaurante “Santa Cruz”, o restaurante mais antigo de Miranda do Douro, contou que, apesar dos espanhóis serem “os maiores apreciadores”, já  vêm visitantes de “todo o lado”: “mesmo as pessoas daqui do concelho vêm provar os diversos pratos de bacalhau”.

Durante esta semana, Fátima Nunes apresenta três pratos diferentes: bacalhau com vinho do Porto; bacalhau à bruxa; e bacalhau à sargento. A receita é “segredo” da casa mas a proprietária garante a qualidade e o sucesso: só no primeiro dia do certame, a 24 de Abril, durante a manhã, serviu mais de cem pessoas.

Gente também não faltou a Paulo Gomes, proprietário do “Capa d’Honras”, que contou que, no início desta semana, já tinha várias reservas marcadas. Entre os pratos servidos, Paulo destacou o bacalhau à moda da casa, o bacalhau à Tia Maria e bacalhau gratinado com cogumelos, como os pratos “especiais” no âmbito da Semana Gastronómica.

Já na Estalagem de Santa Catarina, outro dos estabelecimentos associados, os pratos tradicionais continuam a ser os mais pedidos, como contou o chefe de cozinha, Armandino Pires: “o bacalhau é pedido durante todo o ano porque trabalhamos à carta, são pratos que costumamos ter. De entre todos destaca-se o bacalhau dourado, que é dos mais pedidos”.

A Associação Comercial está satisfeita com os objectivos que têm vindo a ser alcançados mas pondera alterar a data para um período menos movimentado, como explicou o presidente César João.

“Temos tido bastante êxito com esta iniciativa mas vamos tentar alterar a data da Semana do Bacalhau para um período menos movimentado, de forma a atrair pessoas noutras datas”.

O responsável considera que seria positivo fazer este certame mais cedo, mas as possíveis datas serão estudadas em conjunto com os restaurantes associados.

A proprietária Fátima Nunes concorda com uma possível alteração até porque considera que “o bacalhau sabe melhor com o frio”.  Já Armandino Pires, chefe de cozinha da Estalagem de Santa Catarina, outro dos restaurantes associados, considera que o bacalhau tem saída todo o ano e que nos períodos menos movimentados as pessoas podem continuar a não visitar a localidade.

A possível alteração terá, por isso, de ser estudada com todos os parceiros. 

A Semana do Bacalhau termina este domingo.



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
22
30
blogs SAPO