Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
30 de Abril de 2010

A Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico distinguiu a câmara de Macedo de Cavaleiros com uma menção honrosa pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da conservação e promoção do património geológico do Sítio de Morais, conhecido como “umbigo do mundo”.

A câmara tem vindo a estudar o local no sentido de conceber um instrumento de gestão para os habitats prioritários ao nível da flora e da fauna. Há o objectivo de recuperar a escola primária de Salselas e um espaço na aldeia de Morais que funcione como centro de apoio ao visitante.

Prevista está, também, a sinalização e interpretação de uma rota geológica e de um percurso pedestre em torno do Sítio de Morais. Ao mesmo tempo, a autarquia pretende criar uma exposição com o título – “viagem ao centro da Terra”, no centro de apoio ao visitante, de forma a explicar o fenómeno geológico que afectou aquele local. Para esta exposição estão a ser elaborados textos, registo de imagens adequadas e de geomonumentos, estudos petrográficos das rochas e datações isotópicas para precisar a idade das rochas.

A concepção de um guia, de material pedagógico e de uma página na Internet, são outros dos objectivos da câmara para o Sítio de Morais.

O Prémio Geoconservação visa distinguir os melhores exemplos de conservação do património geológico promovidos por autarquias, estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar o património geológico e incentivar as autarquias a adoptar estratégias e procedimentos, e divulgar e sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor do património geológico como parte integrante do património natural.

A candidatura a este prémio foi elaborada pelo geólogo e investigador Eurico Pereira, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a quem se deve muito do conhecimento do Sítio de Morais, e pela técnica da autarquia, Sílvia Marcos.

O Sítio de Morais é conhecido como “umbigo do mundo” por ter sido ali que se deu o processo de colisão de massas que originou a cadeia de montanhas conhecida como sutura do Orógeno Varisco.



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO