Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
23 de Abril de 2010

Os sabores desta região, agreste como as paisagens, são fruto de uma cultura feita de hábitos profanos. Exemplo disso é a famosa Posta à Mirandesa que surgiu de uma forma humilde e instintiva de atirar um “naco de carne” para cima de uma grelha quente, colocando-lhe posteriormente sal grosso.

A carne de vitela de Raça Mirandesa é um produto que obedece aos mais elevados padrões de qualidade no seu processo de produção. A alimentação dos animais é determinante para a qualidade da sua carne. Os vitelos são alimentados à base de produtos naturais, como o leite materno, suplementos com cereais, pastagens e forragens produzidas na própria exploração, sem utilização de produtos químicos.

José Saramago, o Nobel da Literatura, diz mesmo que a “carne branda que a faca corta sem esforço, tratada no exacto ponto e com este molho de vinagre que faz transpirar as maças do rosto, é a cabal demonstração que há felicidade no corpo”.

A Bola Doce Mirandesa é um doce genuinamente mirandês feito de uma forma simples e, ao mesmo tempo, elaborada, com muita canela e açúcar às camadas sendo amassado à mão e cozido num forno de lenha, o que lhe dá o sabor característico.


 

 

Restaurantes aderentes:


Estalagem de Santa Catarina, Estrada da Barragem


Restaurante Miradouro, Rua do Mercado


Ao longo de todo o fim-de-semana, Miranda do Douro conta com a animaçao dos pauliteiros e gaiteiros. É ainda possível realizar viagens no barco e passeios no comboio turístico. As visitas à cidade e concelho podem ter acompanhamento, desde que seja feita a marcação previa (ver sítio da câmara municipal de Miranda do Douro).


Os fins-de-semana gastronómicos são promovidos pela Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.


Textos retirados da Agenda Porto e Norte.Come

Fotos retiradas da Internet



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO