Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
06 de Abril de 2010

O Hospital de Macedo de Cavaleiros, integrado no Centro Hospitalar do Nordeste, vai realizar uma técnica cirúrgica inovadora, uma cifoplastia, que corrige as fracturas causadas pela osteoporose.

De acordo com o Dr. Afonso Ruano, Director do Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Nordeste “Esta cirurgia utiliza uma técnica minimamente invasiva, não agressiva, que garante aos doentes com osteoporose o restabelecimento das fracturas e o desaparecimento imediato das dores”.

 

“A cifoplastia apresenta óptimos resultados, necessita apenas de internamento de um dia, permite um rápido retorno às actividades de vida diária do paciente e contribui para uma melhoria da sua qualidade de vida  com consequente redução de todas as complicações médicas decorrentes da fractura, nomeadamente a imobilização prolongada ou a necessidade de recurso a terapêuticas medicamentosas com inevitáveis efeitos secundários”, explica este especialista médico.

 

A osteoporose é uma doença óssea que se caracteriza pela perda de cálcio, facto que torna  o esqueleto muito mais frágil e, por isso, facilita o aparecimento de fracturas, quer na coluna vertebral, quer a nível de outras localizações. Estima-se que a osteoporose afecte cerca de 800.000 pessoas em Portugal.

 

As fracturas mais frequentes na osteoporose são as fracturas vertebrais causadas frequentemente por traumatismos de pouca gravidade ou mesmo na ausência de traumatismo. A sua detecção ocorre, na maioria dos casos, apenas quando surgem queixas agudas de dor referida à coluna levando a médio prazo à instalação de uma deformação permanente da coluna.

 

"O Hospital de Macedo de Cavaleiros, vai realizar ..." onde está a novidade se já se faz no mesmo centro Hospitalar no Hospital de Bragança
Anónimo a 9 de Abril de 2010 às 01:38



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO