Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
31 de Março de 2010

O desafio passava por pegar numa vulgar caixa de cartão, em forma de cubo, e transformá-la num objecto artístico. A inspiração podiam ganhá-la tendo por base o trabalho de Luís Melo, em exposição no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

A iniciativa contou com a participação de várias escolas do concelho de Bragança, tendo o artista Luís Melo premiado os três melhores trabalhos com obras da sua autoria. As vencedoras foram, por ordem, o Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, a EB1 e Pré-Escolar Itinerante do Zoio; e o Jardim de Infância da Estação.

O projecto foi realizado nas escolas, sob orientação dos professores e educadores, sendo depois que a divulgação ficou a cargo do Centro de Arte, que se encarregou de fazer uma mostra colectiva dos mesmos.

Pretendeu-se, mais uma vez, aproximar a comunidade estudantil do universo criativo da arte, propondo-lhe dinâmicas de prática artística que têm o condão de exaltar a criatividade e imaginação dos participantes.

Luís Melo teve os seus trabalhos em exposição no Centro de Arte Contemporânea até ao final do mês de Março. O artista, natural de Bragança, tem a particularidade de se afastar das premissas que pautaram a multiplicidade de experimentações formais e conceptuais a que esteve associada a produção artística da década de noventa. Arrojado, inovador, são alguns dos adjectivos que se podem usar para uma tentativa de “descrição” dos seus trabalhos. À pintura, Luís Melo alia múltiplos materiais e objectos como recortes de revistas, mapas, poemas, fotografias, gravuras ou composições numéricas. Outras das suas obras, como as que serviram de inspiração ao desafio lançado à comunidade estudantil, têm a característica de assentar em suportes cúbicos que amplificam a sua dimensão, dando-lhe tridimensionalidade, confundindo-se até com esculturas.

Uma exposição que conseguiu envolver a comunidade estudantil e que termina com a mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos mais novos.



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
27
28
blogs SAPO