Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
22 de Março de 2010

A antiga casa do Abade Baçal está em risco de ser demolida. O proprietário do imóvel vai requer à câmara de Bragança autorização para demolir a casa como resposta a uma intimação da autarquia para a requalificação das paredes do espaço.

A notícia foi avançada ao Diário de Bragança pelo representante legal do proprietário, o advogado Guedes de Almeida, que contou que o seu cliente, neste momento, não tem condições para fazer qualquer obra na casa.

“A empresa pretendia recuperar o imóvel para um hotel rural. Atendendo à crise e às dificuldades de acesso ao crédito, a entidade proprietária sentiu-se impossibilitada de avançar com a obra”.

Aquando da aquisição do imóvel, o proprietário privado pretendia transformar o espaço num hotel rural, respeitando os traços típicos da casa do ilustre transmontano, um dos primeiros antropólogos a escrever sobre as tradições históricas do Nordeste Transmontano. O negócio foi aprovado, desde início, pela autarquia municipal, pese embora a contestação que gerou junto da oposição, nomeadamente do grupo do PCP na Assembleia Municipal. O PCP conseguiu mesmo aprovar, em Assembleia Municipal, o estatuto de imóvel de interesse mas, no entender do deputado José Brinquete, “tal nunca foi assumido pela câmara”.

O advogado diz que, “em altura própria e por escrito”, ofereceu-se à autarquia a possibilidade de adquirir a casa pelo preço de custo, até tendo em conta a importância cultural de recuperar aquele espaço.

“Não houve abertura para negociação ou diálogo porque há falta de sensibilidade por parte da câmara”, acusou Guedes de Almeida.

A casa terá custado cem mil euros e o projecto de recuperação terá ficado em 25 mil euros. Actualmente decisão do proprietário.

“A proprietária não tem condições para requalificar, há a ameaça de ruir e, por isso, vai ser requerida a demolição”, justificou.

Confrontado com a notícia, Jorge Nunes considerou que em causa está uma “atitude de chantagem” para com a câmara pois, no seu entender, “a autarquia não tem que suportar eventuais negócios desajustados que privados promovam”.

Já por sua vez, o advogado acusa a câmara de estar a ter, em relação a este caso, uma “posição política”, ressalvando que o seu cliente “tem consciência da importância da figura do Abade Baçal” embora não tenha “condições” para levar adiante uma requalificação.

 

PCP acusa câmara de “insensibilidade cultural”

Pouco surpreendido ficou o deputado José Brinquete que continua a acusar a câmara de ter em relação ao imóvel uma atitude “inaceitável e inexplicável”.

“Insistimos na questão central que é o facto do Abade Baçal ser uma figura de âmbito nacional e internacional que temos o privilegio de ter no nosso distrito e no nosso concelho. Temos de esperar que um dia os responsáveis autárquicos tenham outras capacidades e competências para poderem preservar não só a memoria mas também os valores culturais que temos”.

O deputado municipal relembra que o PCP sempre defendeu a responsabilidade da autarquia no imóvel, devido à sua importância cultural.

“O que está em causa não é se os privados fazem melhor ou pior, na área da cultura as responsabilidades cabem às entidades públicas”, defendeu.

José Brinquete considera ainda que o arrastar da situação pode levar a uma situação que considera “mais escandalosa e trágica” – o risco iminente da casa vir a ruir.

 

 

 

publicado por Lacra às 08:00



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
27
28
blogs SAPO