Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
23 de Fevereiro de 2010

O município de Alfândega da Fé vai abrir uma espécie de 'loja do cidadão' para ajudar quem lida com a deficiência a encontrar as respostas existentes num concelho onde 60 famílias convivem com esta problemática.

Segundo  a presidente da câmara, Berta Nunes, a autarquia formaliza, terça feira, com o Instituto Nacional para a Reabilitação, um protocolo para a criação do primeiro serviço do género no distrito de Bragança.

Trata-se do Serviço de Mediação e Informação para Pessoas com Deficiência que funcionará no edifício da biblioteca municipal.

De acordo com a autarca, uma equipa da câmara vai receber formação e o gabinete deverá abrir dentro de um mês para prestar vários serviços de informação e encaminhamento a pessoas com necessidades especiais, famílias, técnicos e instituições.

Para além da população de Alfândega da Fé, o serviço atenderá também casos de outras zonas do distrito, nomeadamente dos concelhos limítrofes

'As pessoas têm muita dificuldade em saber como lidar com a situação, andam da Saúde para a Segurança Social, não têm um local que lhes diga onde podem ir e que recursos existem', explicou a autarca.

Segundo disse, o novo serviço tem como objetivo dar estas respostas e será uma espécie de 'loja do cidadão' para a área da deficiência.

O município vai fazer um levantamento e caracterização da realidade do concelho, onde estão já contabilizadas 60 famílias que têm a ser cargo pessoas com necessidades especiais entre crianças, jovens e adultos.

'O número é significativo num concelho com seis mil habitantes', considerou a presidente da Câmara, que tem como propósito neste mandato criar outras respostas para esta problemática.

O próximo passo, segundo disse, será construir um centro de actividades ocupacionais para pessoas com deficiência a pensar nas dificuldades que encontram em conseguir uma ocupação para puderem integrar-se.

 

Fonte: Lusa



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO