Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
15 de Fevereiro de 2010

Um movimento cívico nascido na Internet está a identificar as lixeiras existentes no distrito de Bragança e prepara-se para, no dia 20 de Março, deitar “mãos à obra” e “Limpar Portugal”.

Este é um projecto inspirado numa iniciativa realizada na Estónia e que teve também por base um movimento cívico que escolheu um dia para limpar as lixeiras ilegais do país. Em cada concelho estão a ser criados grupos de voluntários que, com a colaboração de entidades públicas e privadas, pretendem também erradicar as lixeiras ilegais previamente identificadas pelos cidadãos.

Em Bragança há, actualmente, cerca de 50 voluntários inscritos e estão identificadas umas 30 lixeiras ilegais, mas já há, pelo menos, mais sete concelhos a trabalhar nesta iniciativa, nomeadamente Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Mirandela.

Os grupos estão a trabalhar a nível distrital, concelhio e até de freguesia. Identificar as lixeiras ilegais não tem sido tarefa difícil, como constatou Nuno Santos, da coordenação concelhia de Bragança.

“Não é difícil encontrar uma série de lixeiras ilegais, basta que uma pessoa se aventure pelo campo. São lixeiras que aparecem um pouco por todo o lado, nomeadamente próximas de localidades com mais população, nas zonas circundantes da cidade”.

Segundo Alberto Ferreira, coordenador distrital do projecto, existem já 70 lixeiras identificadas e categorizadas em termos de tamanho (pequena, média ou grande) e mais de 600 pessoas inscritas e interessadas em participar na iniciativa. Toda essa informação está a ser recolhida e colocada online para que, antes do dia “Limpar Portugal”, seja possível organizar, em termos de logística, toda a operação.

Por isso, os responsáveis pretendem envolver as juntas de freguesia, câmaras, associações, entidades públicas e empresas privadas. Também os professores estão a ser sensibilizados para esta campanha ambiental, sendo que a plataforma criou um kit pedagógico para que esta matéria possa ser trabalhada com os alunos.

A próxima reunião do grupo de Bragança está prevista para o dia 6 de Março, na sala 114 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, no campus do Instituto Politécnico. Qualquer pessoa ou entidade pode associar-se a este movimento através da inscrição no sítio da Internet, em http://www.limparportugal.org.

publicado por Lacra às 08:00



Related Posts with Thumbnails
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
Locations of visitors to this page
Eu sou Jornalista
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO